MONITORIA 2012
TRABALHOS ENID 2013
CCA
1 |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR |
2 |
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DA MONITORIA NA MELHORIA DO ENSINO DA DISCIPLINA EPIDEMIOLOGIA GERAL |
3 |
Flawana Karla Alves da Cunha; Vinícius Mendes Gonçalves; Káterin Elena Bohórquez Grondona; Luiz Eduardo Carvalho Buquera. Centro de Ciências Agrárias – CCA; Departamento de Ciências Veterinárias – DCV – MONITORIA |
4 |
Raiany Meirelle dos Anjos Rodrigues; Emanuelle Ribeiro da Costa Gomes; David Holanda de Oliveira. |
5 |
A influência acadêmica da monitoria nos períodos de 2011.1 e 2012.2 na disciplina de Anatomia Topográfica dos Animais Domésticos |
6 |
INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CCA DA UFPB Tales Gil de França; Márcia Verônica Costa Miranda. |
7 |
Antônio Fernando da Silva; Aline Priscilla Gomes da Silva; Silvanda de Melo Silva; Péricles de Farias Borges. |
8 |
Roberta Ferreira Da Silva; Anne Evelyne F. De Souza; Ricardo Barbosa de Lucena. |
9 |
A MONITORIA CONTRIBUINDO PARA A BIOLOGIA CELULAR NO ESTUDO DAS CIÊNCIAS AGRONÔMICAS Lucinalva Azevedo dos Santos; Amanda Tomaz Batista de Araújo; Maria Roselita André Soares; Núbia Pereira da Costa. |
10 |
Aline Priscilla Gomes da Silva; Fernando da Silva; Silvanda de Melo Silva; Péricles de Farias Borges. |
11 |
Rommel Raphael Santos de Albuquerque; Márcia Verônica Costa Miranda |
12 |
Amanda Tomaz Batista de Araújo; Núbia Pereira da Costa. |
13 |
A monitoria na melhoria do ensino da disciplina Tecnologia da Produção de Equídeos e Equideocultura Marilania da Silva Santos; Maria Lindomárcia Leonardo da Costa; Edilson Paes Saraiva. |
14 |
A PARTICIPAÇÃO DA MONITORIA COMO FERRAMENTA NO APRENDIZADO DA FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I Valber Onofre de Araújo; Luis Felipe Sousa da Silva. |
15 |
A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DA MONITORIA PARA OS ALUNOS DA DISCIPLINA ELEMENTOS DE GEOLOGIA E PEDOLOGIA DO CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CCA-UFPB |
16 |
Ângela Imperiano da Conceição; Danila B. Campos |
17 |
APRENDENDO MAIS SOBRE NUTRIÇÃO DE NÃO RUMINANTES |
18 |
ATIVIDADES DA MONITORIA BIOLOGIA CELULAR NO CURSO DE AGRONOMIA Maria Roselita André Soares; Lucinalva Azevedo dos Santos; Núbia Pereira da Costa. |
19 |
ATIVIDADES DA MONITORIA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NO CURSO ZOOTECNIA EM 2012.1 Emanuela Suassuna de Araújo; Núbia Pereira da Costa. |
20 |
BIOQUÍMICA APLICADA: MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APOIO TEÓRICO/PRÁTICO Adeilson de Melo Silva; Lara Toledo Henriques; Péricles de Farias Borges. |
21 |
BIOQUÍMICA BÁSICA PARA GRADUANDOS EM ZOOTECNIA: Jobson Louis Santos de Almeida; Lara Toledo Henriques; Péricles de Farias Borges. |
22 |
BIOQUÍMICA I: MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APOIO TEÓRICO/PRÁTICO Natália Caroline Nascimento de Oliveira; Lara Toledo Henriques; Péricles de Farias Borges. |
23 |
BIOQUÍMICA II: MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APOIO TEÓRICO/PRÁTICO |
24 |
CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Mozart Pereira da Silva Filho; Ricardo Romão Guerra; Ricardo Barbosa Lucena. |
25 |
Thamiris Melo da Silva; Lenyneves Duarte Alvino de Araújo. |
26 |
CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO4 De Sousa, A. S. B.; Gomes, F. das C. L.; Ribeiro Filho, N. M. |
27 |
Hyago Keslley de Lucena Soares; Carlos Henrique de Brito. |
28 |
Wylde da Luz Vieira; Helder Farias Pereira de Araujo. |
29 |
Rafael Ramos de Morais; Lenyneves Duarte Alvino de Araújo. |
30 |
MONITORIA NO ENSINO DE TÉCNICA CIRÚRGICA NA MEDICINA VETERINÁRIA Alan Douglas de Lima Rocha; Luiz Eduardo Carvalho Buquera; Rodrigo Norberto Pereira. |
CCAE
1 |
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO GRÁFICA COM O APOIO DO MONITOR Débora Schneweiss de Farias Andrade; Louise Brasileiro Quirino; Myrla Lopes Torres. |
2 |
BARROS, Caline Santos; ANDRADE, Tabira de Souza. |
3 |
A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO |
4 |
A IMPORTÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO II |
5 |
A MONITORIA DE LÍNGUA INGLESA III E A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA ATRAVÉS DO JORNAL NEWSLETTER LIMA, Juliana Souza de; ARAÚJO, Janaína de Almeida; CLAUDINO, Barthyra Cabral Vieira de Andrade. |
6 |
A RELEVÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Karla Cybelle Lourenço dos Santos; Anderson Rennê Claudino; |
7 |
Monitoria de Introdução à Programação no Litoral Norte Digenaldo Neto; Glauco Acássio; Danilo Formiga; Adriano Patrício; Vanessa Farias Dantas. |
8 |
Monitoria de Programação Orientada a Objetos no Litoral Norte |
9 |
ATIVIDADES COM MÚSICA NA MONITORIA DE LÍNGUA |
10 |
Cleber Nascimento Simões; Leonardo de Santos Nascimento; Myrla Lopes Torres. |
11 |
Ana Karla Batista de Araújo; Roseane Batista Feitosa Nicolau; Danielle de Luna e Silva. |
12 |
MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO IV – RELATÓRIO DE ATIVIDADES |
13 |
EXPLANAÇÃO DOS ELEMENTOS DE UMA FUNÇÃO QUADRÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Lindomar Porpino Dias; Jussara P. A. Alves Paiva. |
14 |
Atividades desenvolvidas na Monitoria Integrada da disciplina Matemática para o Ensino Básico III Cristiane Fernandes de Souza; Emmanuel de Sousa Fernandes Falcão. |
15 |
MONITORIA/ PROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (ATIVIDADES REALIZADAS) Adriano Alves; Jonas Mendonça Targino; Wanderson Ferreira Rosendo; José Elias; Surama Ismael. |
16 |
Informática Aplicada a Matemática – Atividades da disciplina e a contribuição dos monitores Cinthia Danielle Jerônimo Santos; Peron Bezerra Pessoa Filho; Cibelle de F. Castro de Assis. |
17 |
ATIVIDADES REALIZADAS NA MONITORIA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II Diego Matias de Oliveira Cunha; Rafael Oliveira do Nascimento; Agnes Liliane Lima Soares de Santana. |
19 |
PAPEL DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO EM REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Camila Renata Carneiro Cavalcanti; Emanuel Francisco de Souza; Myrla Lopes Torres; Myrla Lopes Torres. |
20 |
O PROGRAMA DE MONITORIA E A DISCIPLINA ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS |
21 |
Repassando conhecimento e adquirindo experiência na iniciação a docência: O caso da disciplina de Contabilidade I no CCAE-UFPB |
22 |
Hitiany Maria de Sousa Silva; José Jassuípe da Silva Morais. Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE - DSC – MONITORIA |
23 |
Cassiana Silvino dos Santos; João Marcelo Alves Macedo. |
24 |
Repassando conhecimento e adquirindo experiência na iniciação a docência: O caso da disciplina de Contabilidade Pública no CCAE-UFPB |
25 |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE ECONOMIA I NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOUSA, Aline Alcântara Bezerra de; ANDRADE, Tabira de Souza. |
26 |
ENEDINO, Thayz Rodrigues; LIMA, Micheline de Azevedo. |
27 |
Wicelânia de Fátima Nascimento dos Santos; Aline Santos de Melo; Ana Cândida Ferreira Vieira. |
CCEN
1 |
ATIVIDADES DE MONITORIA NÀ DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE PETROGRAFIA, GEOLOGIA E PEDOLOGIA Paulo Roberto Pereira da Silva; Vinicius Ferreira de Lima; Max Furrier. |
2 |
O ENSINO-APRENDIZADO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOGRAFIA NAS TURMAS 2011.2 E 2012.1 DO CURSO DE GEOGRAFIA Thiago Alves Lacerda; Evanize Pereira dos Santos; Eduardo Viana de Lima; Richarde Marques da Silva. |
3 |
PRÁTICA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO – PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA Natieli Tenório da Silva; Diego Cezar da Silva Monteiro; Marcelo de Oliveira Moura. |
4 |
ATIVIDADES PRÁTICAS DE CARTOGRAFIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA Eliane Campos dos Santos; Joalber Victor Ferreira dos Santos; Christianne Maria Moura Reis; Pedro Costa Guedes Vianna; Richarde Marques da Silva. |
5 |
AVALIAÇÃO DO PAPEL DOS MONITORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA CELULAR |
6 |
Layla Santos Reis Cavalcanti de Albuquerque; Celso Martins Feitosa; Márcio Bernadino da Silva; Denise Dias da Cruz. |
7 |
Aulas Práticas e Trabalhos de Campo: Ecologia além dos livros |
8 |
Isabella Carvalho de Medeiros; Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho; Joab de Oliveira Lima. |
CCHLA
1 |
O USO DO MODELO 5W2H COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS Geysianne Felipe do Nascimento; Josilene Ribeiro Oliveira. |
2 |
Os Primeiros passos na Antropologia: ferramentas didáticas diferenciadas LUCAS NEIVA PEREGRINO; ALICIA FERREIRA GONCALVES; EDNALVA MACIEL NEVES; MARIA PATRÍCIA L. GOLDFARB. |
3 |
EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM ANTROPOLOGIA: A MONITORIA COMO LUGAR DE ESTRANHAMENTO |
4 |
Monitoria: experiência de ensino e aprendizagem |
5 |
A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO INSTITUCIONAL Karen Cristina Rodrigues Soares; Josilene de Oliveira Ribeiro. |
6 |
Diagnóstico do mercado local para o RP: Técnicas de investigação em Relações Públicas Felipe F. Anacleto da Costa; Ana Paula Campos Lim; Josilene Ribeiro de Oliveir. |
7 |
AMBIENTE VIRTUAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NO LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO DIRIGIDA I. |
8 |
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: TEORIA E PRÁTICA EM UM PROGRAMA DE MONITORIA |
9 |
Karen Valadão Fagundes; Josemberg Moura de Andrade. |
10 |
A memória empresarial como ferramenta de comunicação dirigida |
11 |
Maria Maysa Romão Bezerra; Ana Paula Campos; Josilene de Oliveira Ribeiro. |
12 |
MONITORIA EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II: PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
13 |
Monitoria em Psicometria: a Mensuração dos Processos Mentais em Foco Dandara Barbosa Palhano; Josemberg Moura de Andrade. |
14 |
MONITORIA EM “SONOPLASTIA ” EM 2011.2 1 2012.1 |
15 |
Monitoria Psicoterapia Centrada na Pessoa: Teoria e Prática |
16 |
DIVERSIDADE CULTURAL: UM OLHAR ATRAVÉS DA LITERATURA Anicleide de Sousa; Solange P. Rocha. |
17 |
QUESTIONÁRIO DE EXPECTATICAS EM DIREÇÃO DE PROGRAMA DE RÁDIO I (DRPI) - O MONITOR COMO INSTRUMENTO INCENTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
18 |
ZONA LIVRE: MONITORIA EM DISCIPLINA LABORATORIAL DE RÁDIO Tatiane Ferreira de Carvalho; Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo. |
19 |
PSICOLOGIA JURÍDICA:TEORIA E PRÁTICA EM UM PROGRAMA DE MONITORIA |
20 |
Katya Maria de Barros; Norma M Meireles M Mafaldo. |
21 |
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL E PRÁTICA DA MONITORIA EM PSICOFISIOLOGIA |
22 |
Aplicação de tecnologias complementares para o ensino da disciplina “História da Sociedade Brasileira” no curso de Serviço Social |
23 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I: |
24 |
Design editorial em instrumentos de comunicação dirigida |
25 |
O MONITOR COMO FACILITADOR DO CONHECIMENTO E FUTURO PROFISSIONAL DOCENTE Giuseppe Andrew Ferreira Dantas; Profª. Drª. Clélia Barqueta; Profª. Drª.Maura Dourado e Profª. Drª.Tânia Liparini Campos. |
26 |
Maria Helena Pereira Gomes; Tânia Liparini Campos; Maura Dourado |
CCHSA
1 |
MONITORIA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA Myrella Coelho de Carvalho; Ana Claúdia da Silva Rodrigues; Maria Aparecida Valentim Afonso. |
2 |
A MONITORIA EM HISTÓRIA DA EUDCAÇÃO: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCNETE Josilene Rodrigues da Silva; Luciene Chaves de Aquino; Luciene Chaves de Aquino; Maria Aparecida Valentim Afonso.
|
3 |
Interdisciplinaridade e melhoria do processo de ensino e aprendizagem da disciplina Economia de Empresas |
4 |
FREITAS, Maria Elisclaudia Carlos de; RÊGO, Andréa de Fátima de Oliveira; |
5 |
Interdisciplinaridade na disciplina TGA I no curso de Administração BATISTA, Paloma Priscila Bispo; ALMEIDA, Milene Félix de; LIMA SOBRINHO, Luis Carlos dos Santos. |
6 |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ALBUQUERQUE, Alda Raquel Pirangy de; MOURA, Elton Oliveira de; ALMEIDA, Milene Félix de; LIMA SOBRINHO, Luis Carlos dos Santos. |
7 |
MOURA, Elton Oliveira de; ALMEIDA, Milene Félix de; LIMA SOBRINHO, Luis Carlos dos Santos. |
8 |
OS FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA Edilene Maria Soares da Silva; Jalmira Linhares Damasceno Ferreira; Maria Aparecida Valentim Afonso. |
9 |
A MONITORIA NA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
10 |
A MONITORIA DA DISCIPLINA DIDÁTICA: INTERAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
11 |
A DIDÁTICA EM QUESTÃO: A MONITORIA EM AÇÃO Valnize da Silva Pereira; Saimonton Tinôco da Silva; Maria Aparecida Valentim Afonso. |
12 |
Wellyson Lima Lacet; Luciene Laranjeira Diniz. |
CCJ
1 |
Jaqueline Cavalcanti da Silva; Antônio Lucas de Araújo Neto; Adriano Marteleto Godinho; Roberto C. Efrem de Lima Filho.
|
2 |
EDUCAÇÃO CONJUNTA EM DIREITO DAS OBRIGAÇÕES |
3 |
LIMITAÇÕES À PRESTAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Filipe de Mendonça Pereira; Juliane da Silva Hemann; Ulisses da Silveira Job. Departamento de Ciências Jurídicas |
4 |
Rayssa de Freitas Formiga; Bárbara Ferreira de Freitas; Pedro Pontes de Azevedo; Waldemar Albuquerque Aranha Neto. |
5 |
Alisson Moura Matias da Silva; Felipe Gomes de Medeiros; Igor Leon Benício Almeida; Giscard Farias Agra; Roberto Efrem Filho. |
6 |
Nayara Toscano de Brito Pereira; Ana Lia Vanderlei de Almeida; Roberto Cordoville Efrem de Lima Filho. PROGRAMA DE MONITORIA |
7 |
A Ampliação do Horizonte Acadêmico: a Monitoria como Recurso de Ensino e Aprendizagem. |
8 |
José Davyd Lacerda da Silva Soares; Talles Lincoln Santos Lopes; Ana Lia Vanderlei de Almeida; Roberto Efrem Filho. |
9 |
A PSICOLOGIA JURÍDICA COMO UMA NOVA PRESPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS Andressa Lígia Bezerra Guimarães; Breno de Miranda Barros; Naha Tawana Brandão de Oliveira; Nelson Gomes de Sant’Ana E Silva Júnior. |
10 |
O PAPEL ESSENCIAL DOS RECURSOS VIRTUAIS NA ATUALIZAÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL Layza Eliza Mendes Montenegro; Jedaías Nunes Messias Júnior; Luciano Mariz Maia; Martsung Alencar; Melissa Gusmão. |
11 |
Direitos Humanos e os Grupos Socialmente Vulneráveis Juliana Maíra Pedroza Santos; Filipe Lins dos Santos; Érica Carvalho Fagundes Columba; Henrique Braga Porpino; Profº. José Baptista de Mello Neto; Melissa Gusmão Ramos; Melissa Gusmão Ramos. |
12 |
RAFAEL MELO DE PONTES; JULIANA TOLEDO. |
13 |
Júlio Ivo Celestino Ferreira; Douglas Pinheiro Bezerra; Alex Jordan Soares Mamede; Roberto Cordoville Efrem de Lima Filho; Waldemar Albuquerque Aranha Neto; |
CCM
1 |
estresse ocupacional como causa de hipertensão arterial sistÊmica Polyanna Carla Magna do Nascimento; Cidália de L. M. Santos. |
2 |
O estudo de lesões elementares como recurso pedagógico em monitorias de Dermatologia |
3 |
Cínthia Guedes Chaves; Fátima Elizabeth Negri. |
4 |
Juliete Melo Diniz; Andrea Lins Tavares Bezerra; Maurus Marques de Almeida Holanda. |
5 |
Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino formador de alunos protagonistas Vanessa Emanuelle Vasconcelos Nunes de Almeida; Jacicarlos Lima de Alencar; Maísa Freire Cartaxo Pires de Sá. |
6 |
O estudante de Medicina e o primeiro contato com o Paciente |
7 |
DESCOMPLICANDO A HEMATOLOGIA: DESMISTIFICANDO OS TIPOS SANGÜÍNEOS Eduardo Walter Rabelo Dias de Arruda; Luís Fábio Barbosa Botelho. |
CCS
1 |
Fidedignidade das medidas inter-avaliadores na amplitude ativa de inversão e eversão do tornozelo BARBOSA, Germanna de Medeiros; SANTOS, Heleodório Honorato dos. Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisioterapia da UFPB/PIBID |
2 |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA: VIVÊNCIA E PRÁTICAS “in loco” NÓBREGA, Antonio José Sarmento; GADELHA, Maria do Socorro Nunes. |
3 |
Thyciane Mendonça de Andrade; Palloma Rodrigues de Andrade. |
4 |
Aplicação do desenho no componente curricular Escultura Dental Isis de Araújo Ferreira Muniz; Iris de Araújo Ferreira Muniz; Isabela de Albuquerque Passos Farias; Dayane Franco Barros Mangueira Leite; Antônio de Pádua Cavalcante da Costa. |
5 |
Reformulação da ficha clínica da disciplina de Oclusão do Curso de Odontologia/UFPB Ana Clara Batista Medeiros de Assis; André Ulisses Dantas Batista; Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira. |
6 |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM APÓS APLICAÇÃO DE OFICINAS Geísa Pereira Rufino; Walma Pereira de Vasconcelos; Nadja de Azevêdo Correia; Diego Nunes Guedes; Ataíde Matias de Oliveira, Katy Lísias Gondim Dias de Albuquerque. |
7 |
Laryssa de Macedo Pinto Gomes; Natália Fernandes; Renally Bezerra Wanderley e Lima; Rosângela Marques Duarte; Rinaldo Moreira Pinto; Sonia Saeger M Monte Raso; Rosângela Marques Duarte. DOR/CCS/MONITORIA |
8 |
PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E A MONITORIA NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DENTÁRIOS II Andrea Lucena Rabelo Dias; Isabelle Lins Macedo de Oliveira; Karla Poliana Batista da Silva; Pedro Ícaro Alencar Soares; Rosângela Marques Duarte; Rinaldo Moreira Pinto; Sonia Saeger M Monte Raso; Rosângela Marques Duarte. |
9 |
INTERFACE RISCO/BENEFÍCIO NO USO DA TALIDOMIDA – UMA ATUALIZAÇÃO PARA DISCENTES DA UFPB Iara Leão Luna de Souza; Renan Marinho Braga; Nadja de Azevêdo Correia; Katy Lísias Gondim Dias de Albuquerque; Ataíde Matias de Oliveira, Diego Nunes Guedes. Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Fisiologia e Patologia – MONITORIA Farmacologia |
10 |
ELUCIDAÇÃO DA RELAÇÃO DO RISCO-BENEFÍCIO NA TERAPIA ANTITABAGISMO COM CHAMPIX PARA DISCENTES DA UFPB
Renan Marinho Braga; Iara Leão Luna de Souza; Nadja de Azevêdo Correia; Katy Lísias Gondim Dias de Albuquerque; Ataíde Matias de Oliveira, Diego Nunes Guedes. Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Fisiologia e Patologia – MONITORIA Farmacologia |
11 |
Filipe Rodolfo Moreira Borges de Oliveira; Giciane Carvalho Vieira. Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Morfologia/ MONITORIA |
12 |
Didática e Educação Física: Por uma Teoria da Prática Leys Eduardo dos Santos Soares; Pierre Normando Gomes-da-Silva. |
13 |
Cassiane Guimarães de Oliveira; Vanessa Lee Ferreira Cavalcante; Marcelle de Oliveira Martins. |
14 |
Monitoria em “Fundamentos Epistemológicos da Educação Física” – DEF/CCS/UFPB: Relato de Experiência |
15 |
Taís Feitosa da Silva; Alexandre Sérgio Silva. |
16 |
Relato de Experiência como Monitora da Disciplina “Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes” – DEF/CCS/UFPB |
17 |
Nathália Farias de Brito; Aluiziane Rhaízia Borges Gomes; Naisa Carvalho; Rita de Cássia da Silveira e Sá; Temilce Simões de Assis Cantalice; Rachel Linka Beniz Gouveia. |
18 |
Alternativas de TÉCNICAS restauradorAs com resina composta em dentes posteriores Victor Luiz Gomes Wanderlei; Gabrielle Abrantes Gadelha; Luizianny Ingrid Teodosio Gouveia; Ana Karina Maciel de Andrade; Hugo Lemes Carlo; Robinsom Viégas Montenegro; Rosângela Marques Duarte. DOR/CCS MONITORIA |
19 |
Sabrina Guimarães Barbosa; Sarah Maria Nunes Gadelha; Rachel Linka Beniz Gouveia; Rita de Cássia da Silveira e Sá; Temilce Simões de Assis Cantalice. Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisiologia e Patologia/MONITORIA |
20 |
Thiago Medeiros Palmeira de Araújo; Fernanda Burle de Aguiar. |
21 |
André Luís Lima Monteiro; Temilce Simões de Assis Cantalice; Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisiologia e Patologia/MONITORIA |
22 |
A ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DAS PLANTAS TÓXICAS NA DISCIPLINA DE FITOTERAPIA José Antonio Gonçalves Matias; Climério Avelino de Figueredo. |
23 |
USO DE MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE FITOTERAPIA Graziela Batista de Sousa; Henrique de Almeida Franca; Glauber Mendes Pedrosa; Matheus Dantas Gomes Gonçalves; Climério Avelino de Figueiredo. |
24 |
PRINCIPAIS NUTRACÊUTICOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE FITOTERAPIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA |
25 |
DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS: CONTEXTUALIZAÇÃO DO APRENDIZADO EM HOMEOPATIA |
26 |
ELABORAÇÃO DE VÍDEO SOBRE A COLORAÇÃO DE GRAM Camila Magalhães Nóbrega; Osman Batista de Medeiros Filho; Maria Yvone Carlos Formiga de Queiroz; Alinne Urquiza Rodrigues de Medeiros; Marcos Martins Soares Júnior; Thiago Back de Lima Moura; Cássio Lins Gil de Farias; Depto. de Fisiologia e Patologia / Centro de Ciências da Saúde / Monitoria |
27 |
Lorena Luryann Cartaxo da Silva; Marina Jales Dantas Diniz; Naftali Duarte Bonfim; Gustavo Leal Coutinho; Leiliane Teixeira Bento Fernandes; Jucelio Pereira de Moura Filho; Larissa Mayara Aristóteles de Albuquerque; Jose Guilherme Ferreira Marques Galvão; Caliandra Maria Bezerra Luna Lima; Vânia Maranhão Pereira Diniz Alencar; Cristine Hirsch Monteiro; Marília Gabriela dos Santos Cavalcanti. |
28 |
Adriano Francisco Alves; Mário Márcio Vasconcelos Batista Filho; Natália Silva Cavalcanti; Álvaro Luiz Vieira Lubambo de Britto; Jana Luiza, Toscano Mendes de Oliveira; Maria Vilma Matos Jurema de Medeiros; Cláudia Roberta Leite Vieira de Figueiredo; Ivan Rodrigues de Carvalho Filho; Davi Antas de Silva. Departamento de Fisiologia e Patologia / Centro de Ciências da Saúde / MONITORIA |
29 |
DE ALUNO A MONITOR: EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA I Renata Maia de Medeiros; Maria Clemilde Mouta de Souza. |
30 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR ALUNO NO BLOCO CIRÚRGICO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY |
31 |
PAPEL DO MONITOR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS NA REALIZAÇÃO DE CURATIVOS
Mayara Muniz Dias Rodrigues; Cizone Maria Carneiro Acioly; Francileide de Araújo Rodrigues. |
32 |
José Fagny Fernandes de Oliveira; Anna Luiza Castro Gomes. |
33 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ALUNA MONITORA DA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA II Rebeca Silva Bezerra; Emanuella Kelle Veras de Lima; Ana Suerda Leonor Gomes Leal. |
34 |
Edriene Ferreira da Silva; Anna Luiza Castro Gomes. Centro de Ciências da Saúde/CCS - Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria/DESPP |
35 |
Carla Braz Evangelista; Francileide de Araújo Rodrigues; Ana Paula de Oliveira Coutinho; Josilene de Melo Buriti Vasconcelos. Centro de Ciências da Saúde – CCS. Departamento de Enfermagem Clínica – DENC Monitoria |
36 |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
37 |
Karla de Lima Oliveira; Stella Costa Valdevino ;Maria Bernadete de Sousa Costa; Jose da Paz Oliveira Alvarenga ; Francileide de Araújo Rodrigues. |
38 |
A MONITORIA NA VISÃO DO DISCENTE COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
39 |
VIVÊNCIA COMO MONITORA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE I Ericka Silva Holmes; Stella Costa Valdevino; Maria Bernadete de Sousa Costa; José da Paz Oliveira Alvarenga; Francileide de Araújo Rodrigues. |
40 |
Cassiane Guimarães de Oliveira; Vanessa Lee Ferreira Cavalcante; Marcelle de Oliveira Martins. |
41 |
PAPEL DO MONITOR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS NA DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA Vanessa Costa de Melo; Leila de Cassia Tavares da Fonseca; Iolanda Beserra da Costa Santos; Ana Paula Marques Andrade de Souza; Francileide Araújo Rodrigues. |
42 |
Laura Cristhiane Mendonça Rezende; Maria Bernadete de Sousa Costa; Sérgio Ribeiro dos Santo; Francileide de Araújo Rodrigues. |
43 |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE NA ATENÇÃO A SAÚDE DO ADULTO E DO IDO II NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE UM MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
44 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR ALUNO DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM I |
45 |
A importância da monitoria no processo ensino-aprendizagem da disciplina Estomatologia II Rayane Kadja Rodrigues Ferreira; Maria da Glória Soares de Carvalho; Maria Sueli Marques Soares; Lino João da Costa; Paulo Rogério Ferreti Bonan; Olívio de Medeiros Batista; Neusa Maria Carvalho de Melo. Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Clínica e Odontologia Social/ Programa de Monitoria |
46 |
IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA CIRURGIA PARA O APROVEITAMENTO DOS DENTES INCLUSOS FERNANDES, Alan de Queiroz; SUASSUNA Thalles Moreira; BARBOSA, Danilo B. M; FALCÃO, Paulo G. C. B; RODRIGUES, Fabiano G; RODRIGUES, Tânia L. C. |
47 |
IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AÇÃO DA DENTÍSTICA CLÍNICA I NO PROGRAMA DE MONITORIA BEZERRA, Louise Morais Dornelas Bezerra; BERNARDINO, João Antônio Figueiredo; MOTA, Luciane de Queiroz; TARGINO, Andrea Gadelha Ribeiro; |
48 |
Amanda de Oliveira Leal; Maíra Catherine de Negreiros Leitão; Júlia Vieira de Sá; |
49 |
ReALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÃO COM O TEMA: CORANTES |
50 |
Per capita de Alimentos: instrumento facilitador no planejamento de cardápios |
51 |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE ÍNDICE E CARGA GLICEMICA DOS ALIMENTOS |
52 |
Aline Maria de Albuquerque Martins; Helena Taina Diniz Silva; Juliana Gondim de Albuquerque; Jailane de Souza Aquino; Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves. |
53 |
Barbara Costa PAULINO; Renata Duarte MOREIRA; Laine de Carvalho Guerra Pessoa MAMEDE; Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves. |
54 |
Priscila Dinah Lima Oliveira; Edjeyse de Oliveira Cunha; Maria Lúcia da Conceição; Maria da Conceição Gonçalves. |
55 |
DIFERENCIAÇÃO HISTOLÓGICA ENTRE OS TIPOS DE TECIDO CARTILAGINOSO Gabriela Albuquerque Batista de Araújo; Ana Maria Barros Chaves; Tatiana Faria Macêdo Bezerra. |
56 |
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE VARIAÇÕES ANATÔMICAS NA ARTÉRIA CEREBRAL POSTERIOR Aderaldo Costa Alves Júnior; Ana Karine Farias da Trindade; Eliane Marques Duarte de Sousa. |
57 |
Construção de um atlas virtual da disciplina de Histologia e Embriologia Odontológica Bruno Augusto Linhares Almeida Mariz; Ana Maria Barros Chaves Pereira; Andressa Feitosa de Oliveira; Frederico Barbosa de Sousa;Tatiana Faria Macedo Bezerra. |
58 |
Diego Almeida de Souza; Ana Maria Barros Chaves. |
59 |
ALONGAMENTO DOS MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES |
60 |
Luanna Batista Costa; Eliane Marques Duarte Sousa; Ana Maria Barros Chaves Pereira. |
61 |
REALIZAÇÃO DE DISSECAÇÃO POR MONITORES DE ANATOMIA HUMANA |
62 |
DISSECAÇÃO DE UMA PEÇA DE DORSO POR MONITOR DE ANATOMIA HUMANA Patrícia Almeida Pessoa Pereira; Amira Rose Costa Medeiros. Centro de Ciências da Saúde |
63 |
Mariana Pinto Araújo; Maria de Lourdes de F. Pontes. |
64 |
Maria da Conceição Correia Silva; Joedna Cavalcante Pereira; Isac Almeida de Medeiros3; Bagnólia Araújo da Silva; Pablo Queiroz Lopes. Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Ciências Farmacêuticas – Monitoria Farmacodinâmica |
65 |
PRODUÇÃO DE MACROMODELOS PARA A HISTOLOGIA I: COLABORANDO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE |
66 |
Implementação de uma nova aula prática na disciplina de Farmacognosia: Extração de Quinonas a partir das serragens do Ipê-roxo. |
67 |
PROPOSTA DE JOGO INTERATIVO PARA MEHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA Rossana Barreto Barros; Prof. Pablo Queiroz Lopes. |
68 |
Aratã Oliveira Cortez Costa; Amira Costa Medeiros. |
69 |
Monitoria: Ferramenta relevante na preparação de material didático |
70 |
APLICAÇÃO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA na ODONTOLOGIA |
71 |
VIVÊNCIAS DA MONITORIA DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA |
72 |
Lorena Luryann Cartaxo da Silva; Marina Jales Dantas Diniz; Naftali Duarte Bonfim; Gustavo Leal Coutinho; Leiliane Teixeira Bento Fernandes; Jucelio Pereira de Moura Filho; Larissa Mayara Aristóteles de Albuquerque; Jose Guilherme Ferreira Marques Galvão; Caliandra Maria Bezerra Luna Lima; Vânia Maranhão Pereira Diniz Alencar; Cristine Hirsch Monteiro; Marília Gabriela dos Santos Cavalcant. |
73 |
Desenvolvendo a Prática da Monitoria numa Unidade de Saúde da Família: Um relato de experiência Thayana Jovino Oliveira; Ana Suerda Leonor Gomes Leal. |
74 |
Eliane Cristina da Silva; Kenya Lima Silva; Neusa Collet; Simone Elisabeth Duarte Coutinho; Elenice Maria Vaz Cecchetti. |
75 |
ASPECTOS MORFOLÓGICOS DO TECIDO ÓSSEO À MICROSCOPIA ÓPTICA |
76 |
Vivências em Realidades Distintas: da teoria à prática Leidyanny Barbosa de Medeiros; Amanda Narciso Machado; Simone Elizabeth Duarte Coutinho; |
CCSA
1 |
INAJÁ ALLANE SANTOS GARCIA; VALDINEIDE DOS SANTOS ARAUJO; AZAMOR CIRNE DE AZEVEDO FILHO. CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – CCSA |
2 |
William Velloso Júnior; Azamor Cirne de Azevedo Filho; Prof° Azamor Cirne de Azevedo Filho. |
3 |
DIFICULDADES DOS DISCENTES DA DISCIPLINA CONTABILIDADE II NA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES COM MERCADORIAS |
4 |
Carlos André Marinho Vieira; Azamor Cirne de Azevedo Filho. |
5 |
Monitoria da disciplina Economia Política II: Circulação e reprodução do capital |
6 |
A MONITORIA NA ASSISTÊNCIA E DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NA UFPB (CAMPUS I) Sérgio Estrela Júnior; Ms.Marcelo Pinheiro de Lucena; Dr.Azamor Cirne de Azevedo Filho. |
7 |
Itamária Sousa Mangueira; Wenner Glaucio Lopes Lucena; Azamor Cirne de Azevedo Filho. Área de estudo: Programa de Monitoria do Curso de Ciências Contábeis. |
8 |
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS: ANÁLISE DE CASO DO RENDIMENTO DO APRENDIZADO EM TURMAS DE CONTABILIDADE I DA UFPB NO PERÍODO LETIVO DE 2011.2 CCSA- DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE |
CE
1 |
IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Ana Patrícia Ramos de Andrade; Francisca Barreto da Silva; Luciana Ipolito Alves; Fabíola Barrocas Tavares; Maria Elizete Guimarães Carvalho. |
2 |
A MONITORIA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA APLICADA Sauana Alves Leite de Alencar; Íttalo Ornilo de Lima; Maria de Fátima Camarotti. Departamento de Metodologia da Educação – DME - MONITORIA |
3 |
APRENDIZADO MONITORIAL NA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
4 |
DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL E APRENDIZAGEM: A PRÁTICA DA MONITORIA CABRAL, Samara Pereira; FONSÊCA, Patrícia Nunes. |
5 |
FORMAR EDUCADORES PELA HISTORICIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MONITORIAL Lisane de Azevedo de Lima; Priscila Mikaelle Costa de Araújo; Elizabeth Regina Silva Ferreira; Rose Mary de Souza Araújo; Maria Elizete Guimarães Carvalho. |
CT
1 |
A história da arquitetura contada a partir da riqueza de imagens desde a Grécia antiga até o Barroco FARIAS, Gianna Guedes Pereira Monteiro. |
2 |
José Nikácio Júnior Lopes Vieira; Maria do Amparo Caetano de Figueiredo. |
3 |
Raisa Lira dos Santos; Heinz Johann Holschuh; Geraldo Dantas Silvestre Filho. |
4 |
A PESQUISA OPERACIONAL COMO FERRAMENTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ESCOPO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Luciano Fernandes Acioli Cabral e Silva; Anand Subramania; Alessandra Berenguer; |
5 |
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DISCENTE Francisca Jocineide da Costa e Silva; Maria do Amparo Caetano de Figueiredo. |
6 |
Do popular ao Erudito – Experiências na prática pedagógica do Atelier SOUSA, Diego Aristófanes Dias de. |
7 |
Espaço Projetado – Experiência Acadêmica no Âmbito Projetual OLIVEIRA, Tamires Lopes de. |
8 |
Aldson Fernandes Nascimento; Maria do Socorro Márcia Lopes Souto. |
9 |
Nayara Gabriela Gonçalves de Souza; Ricardo Targino Moreira; Geraldo Dantas Silvestre Filho. |
10 |
IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A DISCIPLINA DE MATÉRIAS-PRIMAS AGROPECUÁRIAS DE ORIGEM VEGETAL Josevan da Silva Heinz; Johann Holschuh; Geraldo Dantas Silvestre Filho. |
11 |
Gilmardes do Nascimento Marques; Profª. Drª. Marciane Magnani; Prof. Dr. Geraldo Dantas Silvestre Filho |
12 |
Vilma Barbosa da Silva Araújo; Vania Maria Barboza da Silva; Heinz Johann Holschuh; Geraldo Dantas Silvestre Filho. |
13 |
IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NA APREDIZAGEM DURANTE A REALIZAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS I |
14 |
Luan Caetano Xavier Rodrigues; Liszandra Fernandes A. Campos; Romualdo Rodrigues Menezes. |
15 |
Meyson Cassio do Nascimento;Tibério Andrade Passos; Romualdo Rodrigues Menezes. |
16 |
Projeto Integrado de Monitoria do Curso de Engenharia de Materiais Disciplina 2 - Introdução a Ciência dos Materiais 2011.2/2012.1 |
17 |
Projeto Integrado de Monitoria do Curso de Engenharia de Materiais Disciplina 1 - Metodologia do Trabalho Científico 2011.2/2012.1 |
18 |
UTILIZAÇÃO DOS COMANDOS HELIX E SWEEP PARA MODELAGEM DE PORCAS E PARAFUSOS NO AUTOCAD Lucas Lamarque de Morais Lucena; Koje Daniel Vasconcelos Mishina; Naor Morais Melo; |
CTDR
1 |
A AÇÃO DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADO NOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES NOS PERIODOS 2011.2 E 2012.1 |
2 |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DO Maricélia Ferreira da Silva; Sabrina de Melo Cabral e Fernando José Vieira Torres; Nayana Ruth Mangueira de Figueiredo. |
3 |
OS DESAFIOS DA MONITORIA DE INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER Rayza de Lima Torres; Éfrem de Aguiar Maranhão Filho; Roberto Mendoza. |