XIV ENEX

XIV Encontro de Extensão - 2013

XV ENID

XV Encontro de Iniciação a Docência - 2013

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO COTIDIANO ACADÊMICO: PRÁTICAS E REFLEXÕES
ISBN: 978-85-237-0838-2


MONITORIA 2012

TRABALHOS ENID 2013

 

CCA


1

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR
Emanuela Suassuna de Araújo; Núbia Pereira da Costa
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria

2

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DA MONITORIA NA MELHORIA DO ENSINO DA DISCIPLINA EPIDEMIOLOGIA GERAL
Edlainne Pinheiro Ferreira; Rafael Felipe da Costa Vieira 
Centro de Ciências Agrárias – CCA, Departamento de Ciências Veterinárias –DCV;

3

A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I

Flawana Karla Alves da Cunha; Vinícius Mendes Gonçalves; Káterin Elena Bohórquez Grondona; Luiz Eduardo Carvalho Buquera.

Centro de Ciências Agrárias – CCA; Departamento de Ciências Veterinárias – DCV – MONITORIA

4

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS E EVOLUTIVOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CCA-UFPB

Raiany Meirelle dos Anjos Rodrigues; Emanuelle Ribeiro da Costa Gomes; David Holanda de Oliveira.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria 2011.2
Área Temática: Educação

5

A influência acadêmica da monitoria nos períodos de 2011.1 e 2012.2 na disciplina de Anatomia Topográfica dos Animais Domésticos
Nayane Magda Santos de Oliveira; Káterin Elena Bohorquez Grondona; Luiz Eduardo Carvalho Buquera.
Centro de Ciências Agrárias-CCA; Departamento de Ciências Veterinárias-DCV; MONITORIA

6

INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CCA DA UFPB

Tales Gil de França; Márcia Verônica Costa Miranda.
Ciências Fundamentais e Sociais/MONITORIA.
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais/MONITORIA.

7

A MONITORIA COMO FATOR DE MELHORIA DE DESEMPENHO EM BIOQUÍMICA NO CURSO DE AGRONOMIA NO CCA/UFPB, SEMESTRE 2011.2

Antônio Fernando da Silva; Aline Priscilla Gomes da Silva; Silvanda de Melo Silva; Péricles de Farias Borges.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Sociais e Fundamentais/Programa Acadêmico que está vinculado o projeto

8

A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS NO PERÍODO 2011.2

Roberta Ferreira Da Silva; Anne Evelyne F. De Souza; Ricardo Barbosa de Lucena.
Centro de Ciências Agrárias – CCA – Ciências Veterinária – MONITORIA

9

A MONITORIA CONTRIBUINDO PARA A BIOLOGIA CELULAR NO ESTUDO DAS CIÊNCIAS AGRONÔMICAS

Lucinalva Azevedo dos Santos; Amanda Tomaz Batista de Araújo; Maria Roselita André Soares; Núbia Pereira da Costa.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria
Área Temática: Educação

10

A MONITORIA DE BIOQUÍMICA COMO AUXILIO AOS DISCENTES DO CURSO DE AGRONOMIA (2011.2) DO CENTRO DE CIÊNCIAS ÁGRARIAS

Aline Priscilla Gomes da Silva; Fernando da Silva; Silvanda de Melo Silva; Péricles de Farias Borges.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Sociais e Fundamentais/Programa Acadêmico que está vinculado o projeto

11

A MONITORIA DE INFORMÁTICA FORTALECENDO O APRENDIZADO NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, MEDICINA VETERINÁRIA E BIOLÓGICAS

Rommel Raphael Santos de Albuquerque; Márcia Verônica Costa Miranda

12

A MONITORIA INCENTIVANDO O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS CELULARES NA DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR NO PERÍODO 2012.1

Amanda Tomaz Batista de Araújo; Núbia Pereira da Costa.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria
Área Temática: Educação

13

A monitoria na melhoria do ensino da disciplina Tecnologia da Produção de Equídeos e Equideocultura

Marilania da Silva Santos; Maria Lindomárcia Leonardo da Costa; Edilson Paes Saraiva.
Centro de Ciências Agrárias – CCA, Departamento de Zootecnia – DZ; Programa de Monitoria.

14

A PARTICIPAÇÃO DA MONITORIA COMO FERRAMENTA NO APRENDIZADO DA FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I

Valber Onofre de Araújo; Luis Felipe Sousa da Silva.
Centro de Ciências Agrárias – CCA – Depto. de Ciências Veterinárias – MONITORIA

15

A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DA MONITORIA PARA OS ALUNOS DA DISCIPLINA ELEMENTOS DE GEOLOGIA E PEDOLOGIA DO CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CCA-UFPB
Maria Anunciada dos Santos Véras; David Holanda de Oliveira; Normando Mendes Ribeiro Filho.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Solos e Engenharia Rural/Monitoria
2011.2
Área Temática: Educação

16

A ULTILIZAÇÃO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II PARA FACILITAR O APRENDIZADO NO CCA

Ângela Imperiano da Conceição; Danila B. Campos
Centro de Ciências Agrárias – CCA – Depto. de Ciências Veterinárias – MONITORIA

17

APRENDENDO MAIS SOBRE NUTRIÇÃO DE NÃO RUMINANTES
Victória Rhégia Berto da Silva; Fernando Guilherme Perazzo Costa; Edilson Paes Saraiva.

18

ATIVIDADES DA MONITORIA BIOLOGIA CELULAR NO CURSO DE AGRONOMIA

Maria Roselita André Soares; Lucinalva Azevedo dos Santos; Núbia Pereira da Costa.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria
Área Temática: Educação

19

ATIVIDADES DA MONITORIA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NO CURSO ZOOTECNIA EM 2012.1

Emanuela Suassuna de Araújo; Núbia Pereira da Costa.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria
Área Temática: Educação

20

BIOQUÍMICA APLICADA: MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APOIO TEÓRICO/PRÁTICO

Adeilson de Melo Silva; Lara Toledo Henriques; Péricles de Farias Borges.
Centro de Ciências Agrárias - CCA; Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais- DCFS- MONITORIA

21

BIOQUÍMICA BÁSICA PARA GRADUANDOS EM ZOOTECNIA:
ENSINO-APRENDIZAGEM COM FOCO EM RESULTADOS

Jobson Louis Santos de Almeida; Lara Toledo Henriques; Péricles de Farias Borges.
UFPB – CCA - DCFS - MONITORIA

22

BIOQUÍMICA I: MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APOIO TEÓRICO/PRÁTICO

Natália Caroline Nascimento de Oliveira; Lara Toledo Henriques; Péricles de Farias Borges.
UFPB- CCA- DCFS- MONITORIA

23

BIOQUÍMICA II: MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APOIO TEÓRICO/PRÁTICO

José Ferreira da Silva Neto; Lara Toledo Henriques; Péricles de Farias Borges.
Centro de Ciências Agrárias- CCA; Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais- DCFS- MONITORIA

24

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Mozart Pereira da Silva Filho; Ricardo Romão Guerra; Ricardo Barbosa Lucena.
Centro de Ciências Agrárias – CCA/Departamento de Ciências Veterinárias – DCV

25

CONTRIBUIÇÃO DO MONITOR NO DESEMPENHO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE ORGANOGRAFIA E FUNDAMENTOS DA SISTEMÁTICA VEGETAL

Thamiris Melo da Silva; Lenyneves Duarte Alvino de Araújo.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria
Área Temática: Educação

26

CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO4

De Sousa, A. S. B.; Gomes, F. das C. L.; Ribeiro Filho, N. M.

27

DIVERSIDADE BIOLÓGICA DE INVERTEBRADOS COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – PERÍODO 2012.1

Hyago Keslley de Lucena Soares; Carlos Henrique de Brito.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria 2012.1
Área Temática: Educação

28

DIVERSIDADE BIOLÓGICA DE VERTEBRADOS COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MONITORIA 2011.2

Wylde da Luz Vieira; Helder Farias Pereira de Araujo.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria
Área Temática: Educação

29

MONITORIA: FERRAMENTA TEÓRICA E PRÁTICA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DE AGRONOMIA EM ORGANOGRAFIA VEGETAL

Rafael Ramos de Morais; Lenyneves Duarte Alvino de Araújo.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Biológicas/Monitoria
Área Temática: Educação

30

MONITORIA NO ENSINO DE TÉCNICA CIRÚRGICA NA MEDICINA VETERINÁRIA

Alan Douglas de Lima Rocha; Luiz Eduardo Carvalho Buquera; Rodrigo Norberto Pereira.
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências Veterinárias/MONITORIA

 

CCAE


1

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO GRÁFICA COM O APOIO DO MONITOR

Débora Schneweiss de Farias Andrade; Louise Brasileiro Quirino; Myrla Lopes Torres.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE; Departamento de Engenharia e Meio Ambiente – DEMA- Monitoria

2

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE ECONOMIA I DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

BARROS, Caline Santos; ANDRADE, Tabira de Souza.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE; Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCSA – MONITORIA

3

A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO
Wilândia Lima da Silveira; Saulo Emmanuel Vieira Maciel.

4

A IMPORTÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO II
Marcelo Henrique Mendonça Labanca; Renato Fonseca; Myrla LopesTorres.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE; Departamento de Engenharia e Meio Ambiente - DEMA - MONITORIA.

5

A MONITORIA DE LÍNGUA INGLESA III E A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA ATRAVÉS DO JORNAL NEWSLETTER

LIMA, Juliana Souza de; ARAÚJO, Janaína de Almeida; CLAUDINO, Barthyra Cabral Vieira de Andrade.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE
Departamento de Letras – DL
Projeto: Articulando e Compartilhando Saberes: Socializando Práticas Pedagógicas no curso de Secretariado Executivo Bilíngue

6

A RELEVÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Karla Cybelle Lourenço dos Santos; Anderson Rennê Claudino;
Myrla Lopes Torres.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE; Departamento de Design-MONITORIA

7

Monitoria de Introdução à Programação no Litoral Norte

Digenaldo Neto; Glauco Acássio; Danilo Formiga; Adriano Patrício; Vanessa Farias Dantas.
CCAE/DCE – Monitoria

8

Monitoria de Programação Orientada a Objetos no Litoral Norte
Fagner Silva Martins (Bolsista); Rennan Felizardo (Bolsista); Ayla Débora Dantas de
Souza Rebouças.
CCAE/DCE - Monitoria

9

ATIVIDADES COM MÚSICA NA MONITORIA DE LÍNGUA
ESPANHOLA: nada específico, muito divertido


Maria Renata Duarte Ferreira; Ms. Graziellen Gelli Pinheiro Lima; Ms. Danielle Luna e Silva.

10

AUXILIO AO ALUNO DURANTE A DISCIPLINA DE LABORATORIO DE VOLUMES II DO PERÍODO 2012.1 NO CURSO DE DESIGN DE PRODUTOS

Cleber Nascimento Simões; Leonardo de Santos Nascimento; Myrla Lopes Torres.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação - Departamento de Design – DDESIGN – MONITORIA

11

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO APRENDIZADO DAS TÉCNICAS DE REDAÇÃO COMERCIAL/OFICIAL

Ana Karla Batista de Araújo; Roseane Batista Feitosa Nicolau; Danielle de Luna e Silva.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE
Departamento de Ciências Sociais – DCS – MONITORIA

12

MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO IV – RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Marcus Vinicius Lopes de Oliveira; Cristiane Borges Angelo.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE
Departamento de Ciências Exatas – DCE
Programa de Monitoria

13

EXPLANAÇÃO DOS ELEMENTOS DE UMA FUNÇÃO QUADRÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

Lindomar Porpino Dias; Jussara P. A. Alves Paiva.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE
Departamento de Ciências Exatas – DCE
Programa de Monitoria

14

Atividades desenvolvidas na Monitoria Integrada da disciplina Matemática para o Ensino Básico III

Cristiane Fernandes de Souza; Emmanuel de Sousa Fernandes Falcão.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE
Departamento de Ciências Exatas – DCE
Programa de Monitoria

15

MONITORIA/ PROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (ATIVIDADES REALIZADAS)

Adriano Alves; Jonas Mendonça Targino; Wanderson Ferreira Rosendo; José Elias; Surama Ismael.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE
Departamento de Ciências Exatas – DCE
Programa de Monitoria

16

Informática Aplicada a Matemática – Atividades da disciplina e a contribuição dos monitores

Cinthia Danielle Jerônimo Santos; Peron Bezerra Pessoa Filho; Cibelle de F. Castro de Assis.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE
Departamento de Ciências Exatas – DCE
Programa de Monitoria

17

ATIVIDADES REALIZADAS NA MONITORIA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II

Diego Matias de Oliveira Cunha; Rafael Oliveira do Nascimento; Agnes Liliane Lima Soares de Santana.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE
Departamento de Ciências Exatas – DCE
Programa de Monitoria

19

PAPEL DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO EM REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Camila Renata Carneiro Cavalcanti; Emanuel Francisco de Souza; Myrla Lopes Torres; Myrla Lopes Torres.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE; Departamento de Engenharia e Meio Ambiente – DEMA- Monitoria

20

O PROGRAMA DE MONITORIA E A DISCIPLINA ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
Erick John F. Costa; Anderson Alves de Lima; Gilberto Farias de S.
Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Aplicadas a Educação - Departamento de Ciências Exatas
Rio Tinto - PB - Brasil

21

Repassando conhecimento e adquirindo experiência na iniciação a docência: O caso da disciplina de Contabilidade I no CCAE-UFPB
Luiz Antônio Félix Júnior; Luiz Gustavo de Sena Brandão Pessoa.
UFPB/CCAE/DCS/CAMPUS IV

22

Monitoria na Disciplina de Contabilidade II: um estudo sobre a visão dos alunos em relação à importância da Disciplina de Contabilidade II e sobre a contribuição da Monitoria

Hitiany Maria de Sousa Silva; José Jassuípe da Silva Morais.                                  Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE - DSC – MONITORIA

23

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE CONTABILIDADE III E A PRÁTICA DA MONITORIA

Cassiana Silvino dos Santos; João Marcelo Alves Macedo.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE - DSC – MONITORIA

24

Repassando conhecimento e adquirindo experiência na iniciação a docência: O caso da disciplina de Contabilidade Pública no CCAE-UFPB
Ellen Renata Coelho Da Silva; Luiz Gustavo de Sena Brandão Pessoa.
UFPB/CCAE/DCS/CAMPUS IV

25

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE ECONOMIA I NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SOUSA, Aline Alcântara Bezerra de; ANDRADE, Tabira de Souza.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE; Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCSA – MONITORIA

26

Aulas práticas de Bioquímica enfatizando boas maneiras de reciclar o óleo de cozinha para à produção do Sabão Ecológico

ENEDINO, Thayz Rodrigues; LIMA, Micheline de Azevedo. 
UFPB/CCAE/DEMA/Coordenação do Programa de Monitoria – CEM

27

UMA ABORDAGEM DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS NA MATEMÁTICA FINANCEIRA E A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Wicelânia de Fátima Nascimento dos Santos; Aline Santos de Melo; Ana Cândida Ferreira Vieira.

CCEN


1

ATIVIDADES DE MONITORIA NÀ DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE PETROGRAFIA, GEOLOGIA E PEDOLOGIA

Paulo Roberto Pereira da Silva; Vinicius Ferreira de Lima; Max Furrier.
CCEN / MONITORIA

2

O ENSINO-APRENDIZADO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOGRAFIA NAS TURMAS 2011.2 E 2012.1 DO CURSO DE GEOGRAFIA

Thiago Alves Lacerda; Evanize Pereira dos Santos; Eduardo Viana de Lima; Richarde Marques da Silva.
CCEN / MONITORIA

3

PRÁTICA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO – PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA

Natieli Tenório da Silva; Diego Cezar da Silva Monteiro; Marcelo de Oliveira Moura.
CCEN / MONITORIA

4

ATIVIDADES PRÁTICAS DE CARTOGRAFIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Eliane Campos dos Santos; Joalber Victor Ferreira dos Santos; Christianne Maria Moura Reis; Pedro Costa Guedes Vianna; Richarde Marques da Silva.
CCEN/ MONITORIA

5

AVALIAÇÃO DO PAPEL DOS MONITORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA CELULAR
Gustavo Ramalho Pessoa Negromonte; Mayara Telino Soares; Maria Cecília de Oliveira Campos.
Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN; Departamento de Biologia Molecular – DBM - MONITORIA

6

Contribuindo para a melhoria da qualidade das aulas da disciplina Metazoários Celomados Não Deuterostomados e da Coleção Didática Entomológica

Layla Santos Reis Cavalcanti de Albuquerque; Celso Martins Feitosa; Márcio Bernadino da Silva; Denise Dias da Cruz.
Centro de Ciências Exatas e da Natureza – UFPB

7

Aulas Práticas e Trabalhos de Campo: Ecologia além dos livros
Aércia Cordeiro de Sousa; Anne Falcão de Freitas; Denise Dias da Cruz.
Departamento de Sistemática e Ecologia, Programa de monitoria

8

ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I VISANDO O APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO

Isabella Carvalho de Medeiros; Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho; Joab de Oliveira Lima.
Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN; Departamento de Estatística
DE – Monitoria

 

CCHLA


1

O USO DO MODELO 5W2H COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS

Geysianne Felipe do Nascimento; Josilene Ribeiro Oliveira.
Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA, Departamento de Comunicação - Decom - MONITORIA

2

Os Primeiros passos na Antropologia: ferramentas didáticas diferenciadas

LUCAS NEIVA PEREGRINO; ALICIA FERREIRA GONCALVES; EDNALVA MACIEL NEVES; MARIA PATRÍCIA L. GOLDFARB.
DCS/CCHLA/UFPB

3

EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM ANTROPOLOGIA: A MONITORIA COMO LUGAR DE ESTRANHAMENTO
Geziane do Nascimento Oliveira; Ednalva Maciel Neves.

4

Monitoria: experiência de ensino e aprendizagem
Uliana Gomes da Silva; Ednalva Maciel Neves.

5

A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO INSTITUCIONAL

Karen Cristina Rodrigues Soares; Josilene de Oliveira Ribeiro.
Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA
Departamento de Comunicação – Decom – MONITORIA

6

Diagnóstico do mercado local para o RP: Técnicas de investigação em Relações Públicas

Felipe F. Anacleto da Costa; Ana Paula Campos Lim; Josilene Ribeiro de Oliveir.
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA; Departamento de Comunicação e Turismo – DECOMTUR - MONITORIA

7

AMBIENTE VIRTUAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NO LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO DIRIGIDA I.
Caio César Gomes Garcia; Patricia Morais; Josilene Ribeiro.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCHLA; Departamento de Comunicação e Turismo – DecomTur – MONITORIA

8

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: TEORIA E PRÁTICA EM UM PROGRAMA DE MONITORIA
Arlene Kely Alves de Amorim; Carmen Amorim-Gaudêncio.
Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHLA - DP - Psicologia - Monitoria

9

O Exercício de Monitoria na disciplina de Métodos e Técnicas de Avaliação Psicológica II: Teoria e Prática

Karen Valadão Fagundes; Josemberg Moura de Andrade.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA).
Departamento de Psicologia.
Programa de Monitoria.

10

A memória empresarial como ferramenta de comunicação dirigida
Karen Katharine de Oliveira; Jamile Miria Fernandes Paiva; Josilene Ribeiro de Oliveira.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCHLA; Departamento de Comunicação e Turismo – DECOMTUR – MONITORIA

11

“AS RELAÇÕES PÚBLICAS EMPREENDEDORAS: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO”

Maria Maysa Romão Bezerra; Ana Paula Campos; Josilene de Oliveira Ribeiro.
Centro de comunicação turismo e artes – CCTA
Departamento de comunicação social – DECOM
MONITORIA

12

MONITORIA EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II: PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Jéssica Queiroga de Oliveira; Josemberg Moura de Andrade.
Centro de Ciências Humanas e Letras
Departamento de Psicologia

13

Monitoria em Psicometria: a Mensuração dos Processos Mentais em Foco

Dandara Barbosa Palhano; Josemberg Moura de Andrade.
Centro de Ciências Humanas e Letras
Departamento de Psicologia
Programa de Monitoria

14

MONITORIA EM “SONOPLASTIA ” EM 2011.2 1 2012.1
Deyse Mayara de Lima Plácido; Norma Maria Meireles Macêdo Mafaldo.
Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA
Departamento de Comunicação e Turismo – DECOMTUR
MONITORIA

15

Monitoria Psicoterapia Centrada na Pessoa: Teoria e Prática
Raphaela Priscilla Santos Lins; Profª Drª Sandra Souza da Silva.
Departamento de Psicologia, Projeto de Monitoria do Departamento de Psicologia

16

DIVERSIDADE CULTURAL: UM OLHAR ATRAVÉS DA LITERATURA

Anicleide de Sousa; Solange P. Rocha.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes/Departamento de História/MONITORIA

17

QUESTIONÁRIO DE EXPECTATICAS EM DIREÇÃO DE PROGRAMA DE RÁDIO I (DRPI) - O MONITOR COMO INSTRUMENTO INCENTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Katya Maria de Barros; Norma M Meireles M Mafaldo.
Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA
Departamento de Comunicação e Turismo – DECOMTUR
MONITORIA

18

ZONA LIVRE: MONITORIA EM DISCIPLINA LABORATORIAL DE RÁDIO

Tatiane Ferreira de Carvalho; Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo.
Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCHLA
Departamento de Comunicação e Turismo – DECOMTUR
MONITORIA

19

PSICOLOGIA JURÍDICA:TEORIA E PRÁTICA EM UM PROGRAMA DE MONITORIA
 
PAULINO, Layla R. S. R; AMORIM-GAUDÊNCIO, Carmen.
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Departamento de Psicologia/ Monitoria

20

QUESTIONÁRIO DE EXPECTATICAS EM DIREÇÃO DE PROGRAMA DE RÁDIO I (DRPI) - O MONITOR COMO INSTRUMENTO INCENTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Katya Maria de Barros; Norma M Meireles M Mafaldo.
Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA
Departamento de Comunicação e Turismo – DECOMTUR
MONITORIA

21

PSICOLOGIA EXPERIMENTAL E PRÁTICA DA MONITORIA EM PSICOFISIOLOGIA
Ingrid Brasilino Montenegro Bento de Souza; Nelson Torro Alves.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes/ Departamento de Psicologia/ Monitoria

22

Aplicação de tecnologias complementares para o ensino da disciplina “História da Sociedade Brasileira” no curso de Serviço Social
Acácio Lopes; Camila de Paula Souza Carneiro; Ingridy Lammonikelly da Silva Lima; Jaqueline Araújo do Nascimento Barros; Patrícia Soares Grimaldi.
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de História
Monitoria História da Sociedade Brasileira

23

Teorias e Técnicas Psicoterápicas I:
Psicoterapia articulando teoria e prática

Geane Karla de Amorim; Silvana Carneiro Maciel.
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA;
Departamento de Psicologia –
DP / MONITORIA

24

Design editorial em instrumentos de comunicação dirigida
Thales Balbino; Jamile Paiva; Josilene Ribeiro.
Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA;
Departamento de Comunicação e Turismo – Decom – MONITORIA.

25

O MONITOR COMO FACILITADOR DO CONHECIMENTO E FUTURO PROFISSIONAL DOCENTE

Giuseppe Andrew Ferreira Dantas; Profª. Drª. Clélia Barqueta; Profª. Drª.Maura Dourado e Profª. Drª.Tânia Liparini Campos.
Projeto de Monitoria: ID 0051.DLEM.CCHLA.8.MT.12

26

FORMAÇÃO DE TRADUTORES E O DESENVOLVIMENTO DAS SUBCOMPETÊNCIAS INSTRUMENTAL E ESTRATÉGICA: MONITORIA DE PRÁTICA DE TRADUÇÃO DE TEXTOS COMERCIAIS E TÉCNICOS

Maria Helena Pereira Gomes; Tânia Liparini Campos; Maura Dourado
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
Projeto de Monitoria: ID 0051.DLEM.CCHLA.8.MT.12

CCHSA


1

MONITORIA: UM  OLHAR SOBRE A PRÁTICA

Myrella Coelho de Carvalho; Ana Claúdia da Silva Rodrigues; Maria Aparecida Valentim Afonso.
Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias/Departamento de Educação/MONITORIA

2

A MONITORIA EM HISTÓRIA DA EUDCAÇÃO: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCNETE

Josilene Rodrigues da Silva; Luciene Chaves de Aquino; Luciene Chaves de Aquino; Maria Aparecida Valentim Afonso.
Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias CCHSA; Departamento de Educação- DE; Projeto - Formação de professores numa perspectiva interdisciplinar:
uma experiência com a monitoria no Curso de Pedagogia
0065.DCS.CCHSA.7.MT.13

 

3

Interdisciplinaridade e melhoria do processo de ensino e aprendizagem da disciplina Economia de Empresas
RAMALHO, Daysiane Silva; ALMEIDA Milene Félix de; DAL MONTE Hélio Luiz Beretta.
Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias CCHSA /Departamentos de Ciências Sociais e Aplicadas DCSA – MONITORIA

4

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A DISCIPLINA DE MARKETING I NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO DA UFPB CAMPUS III

FREITAS, Maria Elisclaudia Carlos de; RÊGO, Andréa de Fátima de Oliveira;
ALMEIDA³, Milene Félix de.
Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/PROGRAMA DE MONITORIA.

5

Interdisciplinaridade na disciplina TGA I no curso de Administração

BATISTA, Paloma Priscila Bispo; ALMEIDA, Milene Félix de; LIMA SOBRINHO, Luis Carlos dos Santos.
Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias CCHSA /Departamentos de Ciências Sociais e Aplicadas DCSA – MONITORIA

6

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALBUQUERQUE, Alda Raquel Pirangy de; MOURA, Elton Oliveira de; ALMEIDA, Milene Félix de; LIMA SOBRINHO, Luis Carlos dos Santos.
Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias CCHSA /Departamentos de Ciências Sociais e Aplicadas DCSA – MONITORIA

7

A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: o caso da disciplina de Teoria Geral da Administração II

MOURA, Elton Oliveira de; ALMEIDA, Milene Félix de; LIMA SOBRINHO, Luis Carlos dos Santos.
Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/Programa

8

OS FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA

Edilene Maria Soares da Silva; Jalmira Linhares Damasceno Ferreira; Maria Aparecida Valentim Afonso.
CCHSA; Departamento de Educação- DE;
Projeto - Formação de professores numa perspectiva interdisciplinar:
uma experiência com a monitoria no Curso de Pedagogia
0061.DCS.CCHSA.7.MT.12

9

A MONITORIA NA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jefferson Silva de Barros; Vivian Galdino de Andrade; Rita Cristiana Barbosa; Maria Aparecida Valentim Afonso; Luciene Chaves de Aquino.

10

A MONITORIA DA DISCIPLINA DIDÁTICA: INTERAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Edilma da Silva Rodrigues; Maria Aparecida Valentim Afonso; Maria Aparecida Valentim Afonso.
CCHSA - DE;
Projeto - Formação de professores numa perspectiva interdisciplinar:
uma experiência com a monitoria no curso de Pedagogia
0061.DCS.CCHSA.7.MT.12

11

A DIDÁTICA EM QUESTÃO: A MONITORIA EM AÇÃO

Valnize da Silva Pereira; Saimonton Tinôco da Silva; Maria Aparecida Valentim Afonso.
CCHSA; Departamento de Educação- DE;
Projeto - Formação de professores numa perspectiva interdisciplinar:
uma experiência com a monitoria no Curso de Pedagogia
0061.DCS.CCHSA.7.MT.12

12

Ensino e aprendizagem: Análise do programa de monitoria na disciplina de Administração de Produção I no Curso de Administração

Wellyson Lima Lacet; Luciene Laranjeira Diniz.
Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias – CCHSA;
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas –DCSA; MONITORIA

CCJ


1

A constitucionalização do direito civil e sua relação com o âmbito de proteção dos direitos individuais nas relações privadas

Jaqueline Cavalcanti da Silva; Antônio Lucas de Araújo Neto; Adriano Marteleto Godinho; Roberto C. Efrem de Lima Filho.
Centro de Ciências Jurídicas – Departamento de Ciências Jurídicas/Santa Rita
MONITORIA

 

2

EDUCAÇÃO CONJUNTA EM DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Victor Luiz de Freitas Souza Barreto; Danielle Barbosa Coêlho Costa; Raquel Moraes de Lima; Roberto Cordoville Efrem de Lima Filho.
Centro de Ciências Jurídicas – CCJ; Departamento de Ciências Jurídicas – DCJ; MONITORIA.

3

LIMITAÇÕES À PRESTAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS

Filipe de Mendonça Pereira; Juliane da Silva Hemann; Ulisses da Silveira Job.

Departamento de Ciências Jurídicas
Centro de Ciências Jurídicas – UFPB

4

Do comércio à teoria da empresa: novas facetas do Direito Empresarial e suas influências no âmbito jurídico.

Rayssa de Freitas Formiga; Bárbara Ferreira de Freitas; Pedro Pontes de Azevedo; Waldemar Albuquerque Aranha Neto.
Centro de Ciências Jurídicas – CCJ
Departamento de Ciências Jurídicas – DCJ; MONITORIA

5

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS E A FORMAÇÃO DE UMA NOVA SENSIBILIDADE SOBRE A HISTÓRIA DO DIREITO

Alisson Moura Matias da Silva; Felipe Gomes de Medeiros; Igor Leon Benício Almeida; Giscard Farias Agra; Roberto Efrem Filho.
Centro de Ciências Jurídicas – Departamento de Ciências Jurídicas/Santa Rita
MONITORIA

6

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO: ELO ENTRE O DISCENTE, O MUNDO JURÍDICO E A CONCRETUDE DA REALIDADE SOCIAL

Nayara Toscano de Brito Pereira; Ana Lia Vanderlei de Almeida; Roberto Cordoville Efrem de Lima Filho.

PROGRAMA DE MONITORIA
Centro de Ciências Jurídicas/Departamento de Ciências Jurídicas

7

A Ampliação do Horizonte Acadêmico: a Monitoria como Recurso de Ensino e Aprendizagem.
Rafaela Angela Accioly Martínez; Iara Avelino Ágata; Raquel Moraes de Lima; Roberto Cordoville Efrem de Lima Filho.
Centro de Ciências Jurídicas – CCJ
Departamento de Ciências Jurídicas – DCJ; MONITORIA

8

ACESSO À JUSTIÇA E SUJEITO(S) DE DIREITO(S): perspectivas a partir da monitoria na disciplina Introdução ao Direito II

José Davyd Lacerda da Silva Soares; Talles Lincoln Santos Lopes; Ana Lia Vanderlei de Almeida; Roberto Efrem Filho.
CCJ - Centro de Ciências Jurídicas/DCJ - Departamento de Ciências Jurídicas/Monitoria

9

A PSICOLOGIA JURÍDICA COMO UMA NOVA PRESPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS

Andressa Lígia Bezerra Guimarães; Breno de Miranda Barros; Naha Tawana Brandão de Oliveira; Nelson Gomes de Sant’Ana E Silva Júnior.
Centro de Ciências Jurídicas
Departamento de Ciências Jurídicas
Programa de Monitoria

10

O PAPEL ESSENCIAL DOS RECURSOS VIRTUAIS NA ATUALIZAÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL

Layza Eliza Mendes Montenegro; Jedaías Nunes Messias Júnior; Luciano Mariz Maia; Martsung Alencar; Melissa Gusmão.
Centro de Ciências Jurídicas – Departamento de Direito Público – Programa de Monitoria

11

Direitos Humanos e os Grupos Socialmente Vulneráveis

Juliana Maíra Pedroza Santos; Filipe Lins dos Santos; Érica Carvalho Fagundes Columba; Henrique Braga Porpino; Profº. José Baptista de Mello Neto; Melissa Gusmão Ramos; Melissa Gusmão Ramos.
Centro de Ciências Jurídicas- Departamento de Direito Público - Programa de Monitoria

12

PSICOLOGIA JURÍDICA

RAFAEL MELO DE PONTES; JULIANA TOLEDO.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS (DCJ)

13

A IMPARCIALIDADE COMO DISCURSO LEGITIMADOR DO ESTABLISHMENT JURÍDICO: APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO QUILOMBOLA

 

Júlio Ivo Celestino Ferreira; Douglas Pinheiro Bezerra; Alex Jordan Soares Mamede; Roberto Cordoville Efrem de Lima Filho; Waldemar Albuquerque Aranha Neto;
Centro de Ciências Jurídicas – CCJ; Departamento de Ciências Jurídicas – DCJ - MONITORIA

 

CCM


1

estresse ocupacional como causa de  hipertensão arterial sistÊmica

Polyanna Carla Magna do Nascimento; Cidália  de L. M. Santos.
Centro de Ciências Médicas – CCM
Departamento de Promoção da Saúde – DPS
MONITORIA

2

O estudo de lesões elementares como recurso pedagógico em monitorias de Dermatologia
Artur da Silva Farias; Esther Bastos Palitot.
Centro de Ciências Médicas – Departamento de Promoção da Saúde
Programa de Monitoria de Dermatologia

3

Impacto das monitorias de cardiologia no melhor entendimento da ausculta cardíaca em turma de Medicina da UFPB

Cínthia Guedes Chaves; Fátima Elizabeth Negri.

4

Nova Ferramenta de Ensino da Neurologia: O Uso da Plataforma Moodle/UFPB nos Períodos 2011.2 a 2012.1

Juliete Melo Diniz; Andrea Lins Tavares Bezerra; Maurus Marques de Almeida Holanda.

5

Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino formador de alunos protagonistas

Vanessa Emanuelle Vasconcelos Nunes de Almeida; Jacicarlos Lima de Alencar; Maísa Freire Cartaxo Pires de Sá.
Centro de Ciências Médicas – CCM; Departamento de Medicina Interna – DMI – MONITORIA

6

O estudante de Medicina e o primeiro contato com o Paciente
Gilka Paiva Oliveira Costa; Larissa Ingrid da Silva Frazão.
Centro de Ciências Médicas
Departamento de Medicina Interna
MHB4- O estudante de Medicina e o Paciente

7

 

DESCOMPLICANDO A HEMATOLOGIA: DESMISTIFICANDO OS TIPOS SANGÜÍNEOS

Eduardo Walter Rabelo Dias de Arruda; Luís Fábio Barbosa Botelho.

 

CCS


1

Fidedignidade das medidas inter-avaliadores na amplitude ativa de inversão e eversão do tornozelo

BARBOSA, Germanna de Medeiros; SANTOS, Heleodório Honorato dos.

Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisioterapia da UFPB/PIBID

2

O ENSINO-APRENDIZAGEM DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA: VIVÊNCIA E PRÁTICAS “in loco”

NÓBREGA, Antonio José Sarmento; GADELHA, Maria do Socorro Nunes.

3

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: A VISITA TÉCNICA COMO RECURSO PARA IMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HIDROTERAPIA

Thyciane Mendonça de Andrade; Palloma Rodrigues de Andrade.
Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Fisioterapia – DF MONITORIA

4

Aplicação do desenho no componente curricular Escultura Dental

Isis de Araújo Ferreira Muniz; Iris de Araújo Ferreira Muniz; Isabela de Albuquerque Passos Farias; Dayane Franco Barros Mangueira Leite; Antônio de Pádua Cavalcante da Costa.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Odontologia Restauradora/ Programa de Monitoria

5

Reformulação da ficha clínica da disciplina de Oclusão do Curso de Odontologia/UFPB

Ana Clara Batista Medeiros de Assis; André Ulisses Dantas Batista; Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Odontologia Restauradora/ Programa de Monitoria

6

AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM APÓS APLICAÇÃO DE OFICINAS

Geísa Pereira Rufino; Walma Pereira de Vasconcelos; Nadja de Azevêdo Correia; Diego Nunes Guedes; Ataíde Matias de Oliveira, Katy Lísias Gondim Dias de Albuquerque.
Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Fisiologia e Patologia – MONITORIA Farmacologia

7

AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DENTÁRIOS I

Laryssa de Macedo Pinto Gomes; Natália Fernandes; Renally Bezerra Wanderley e Lima; Rosângela Marques Duarte; Rinaldo Moreira Pinto; Sonia Saeger M Monte Raso; Rosângela Marques Duarte.                                                                                                    

DOR/CCS/MONITORIA

8

PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E A MONITORIA NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DENTÁRIOS II

Andrea Lucena Rabelo Dias; Isabelle Lins Macedo de Oliveira; Karla Poliana Batista da Silva; Pedro Ícaro Alencar Soares; Rosângela Marques Duarte; Rinaldo Moreira Pinto; Sonia Saeger M Monte Raso; Rosângela Marques Duarte.
DOR/CCS MONITORIA

9

INTERFACE RISCO/BENEFÍCIO NO USO DA TALIDOMIDA – UMA ATUALIZAÇÃO PARA DISCENTES DA UFPB

Iara Leão Luna de Souza; Renan Marinho Braga; Nadja de Azevêdo Correia; Katy Lísias Gondim Dias de Albuquerque; Ataíde Matias de Oliveira, Diego Nunes Guedes.

Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Fisiologia e Patologia – MONITORIA Farmacologia

10

ELUCIDAÇÃO DA RELAÇÃO DO RISCO-BENEFÍCIO NA TERAPIA ANTITABAGISMO COM CHAMPIX PARA DISCENTES DA UFPB

 

Renan Marinho Braga; Iara Leão Luna de Souza;  Nadja de Azevêdo Correia;

Katy Lísias Gondim Dias de Albuquerque; Ataíde Matias de Oliveira,

 Diego Nunes Guedes.

Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Fisiologia e Patologia – MONITORIA Farmacologia

11

ELABORAÇÃO DE ROTEIRO SOBRE SISTEMA NERVOSO PARA AUXÍLIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA HISTOLOGIA HUMANA

Filipe Rodolfo Moreira Borges de Oliveira; Giciane Carvalho Vieira.

Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Morfologia/ MONITORIA

12

Didática e Educação Física: Por uma Teoria da Prática

Leys Eduardo dos Santos Soares; Pierre Normando Gomes-da-Silva.
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Educação Física
Programa de MONITORIA 2011.2/2012.1

13

Relato de Experiência: Formando Educadores e Agentes de Promoção da Saúde no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPB

Cassiane Guimarães de Oliveira; Vanessa Lee Ferreira Cavalcante; Marcelle de Oliveira Martins.
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Educação Física
Programa de MONITORIA 2011.2/2012.1

14

Monitoria em “Fundamentos Epistemológicos da Educação Física” – DEF/CCS/UFPB: Relato de Experiência

Alyne Almeida Arruda; Iraquitan de Oliveira Caminha.
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Educação Física
Programa de MONITORIA 2011.2/2012.1

15

Atuação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Disciplina “Fisiologia da Atividade Física” no curso de Educação Física

Taís Feitosa da Silva; Alexandre Sérgio Silva.
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Educação Física
Programa de MONITORIA 2011.2/2012.1

16

Relato de Experiência como Monitora da Disciplina “Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes” – DEF/CCS/UFPB
Dryelle Raissa dos Santos Pinheiro; Maria do Socorro Cirilo de Souza.
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Educação Física
Programa de MONITORIA 2011.2/2012.1

17

Monitoria integrada: utilização de recursos didáticos complementares para alunos videntes e portadores de deficiência visual na disciplina de Fisiologia Humana

Nathália Farias de Brito; Aluiziane Rhaízia Borges Gomes; Naisa Carvalho; Rita de Cássia da Silveira e Sá; Temilce Simões de Assis Cantalice; Rachel Linka Beniz Gouveia.
Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisiologia e Patologia/MONITORIA

18

Alternativas de TÉCNICAS restauradorAs com resina composta em dentes posteriores

Victor Luiz Gomes Wanderlei; Gabrielle Abrantes Gadelha; Luizianny Ingrid Teodosio Gouveia; Ana Karina Maciel de Andrade; Hugo Lemes Carlo; Robinsom Viégas Montenegro; Rosângela Marques Duarte.

DOR/CCS MONITORIA

19

Avaliação da utilização de maquete e áudio como recursos didáticos complementares para Alunos portadores de deficiência visual na disciplina de Fisiologia Humana

 Sabrina Guimarães Barbosa; Sarah Maria Nunes Gadelha; Rachel Linka Beniz Gouveia; Rita de Cássia da Silveira e Sá; Temilce Simões de Assis Cantalice.

Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisiologia e Patologia/MONITORIA

20

A IMPORTANCIA DA MONITORIA TEÓRICO-PRÁTICA DE GLICEMIA CAPILAR, COMPLEMENTANDO O ENSINO EM SALA DE AULA

Thiago Medeiros Palmeira de Araújo; Fernanda Burle de Aguiar.
Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Fisiologia e Patologia – DFP - MONITORIA

21

Monitoria integrada: utilização de maquete como recurso didático complementar para alunos videntes e portadores de deficiência visual na disciplina de Fisiologia Humana

André Luís Lima Monteiro; Temilce Simões de Assis Cantalice;
Rita de Cássia da Silveira e Sá; Rachel Linka Beniz Gouveia.

Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisiologia e Patologia/MONITORIA

22

A ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DAS PLANTAS TÓXICAS NA DISCIPLINA DE FITOTERAPIA

José Antonio Gonçalves Matias; Climério Avelino de Figueredo.
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Fisiologia e Patologia
XV Encontro de Iniciação à Docência

23

USO DE MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE FITOTERAPIA

Graziela Batista de Sousa; Henrique de Almeida Franca; Glauber Mendes Pedrosa; Matheus Dantas Gomes Gonçalves; Climério Avelino de Figueiredo.
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP)
XV Encontro de Iniciação à Docência)

24

PRINCIPAIS NUTRACÊUTICOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE FITOTERAPIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Érika Aparecida de Araújo Soares; Climério Avelino de Figueiredo; Maria do Socorro Sousa.
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Fisiologia e patologia
XV Encontro de Iniciação à Docência

25

DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS: CONTEXTUALIZAÇÃO DO APRENDIZADO EM HOMEOPATIA
Maisa de Lima Ribeiro1; Maíze Cordeiro de Melo; Mayara Cardoso Grigório; Berta Lúcia Pinheiro Klüppel.
Departamento de Fisiologia e Patologia- DFP / Centro de Ciências da Saúde-CCS / Monitoria

26

ELABORAÇÃO DE VÍDEO SOBRE A COLORAÇÃO DE GRAM

Camila Magalhães Nóbrega; Osman Batista de Medeiros Filho; Maria Yvone Carlos Formiga de Queiroz; Alinne Urquiza Rodrigues de Medeiros; Marcos Martins Soares Júnior; Thiago Back de Lima Moura; Cássio Lins Gil de Farias;
José Soares do Nascimento; Regina Lúcia Guedes Pereira de Farias; Thayza Christina Montenegro Stamford.

Depto. de Fisiologia e Patologia / Centro de Ciências da Saúde / Monitoria

27

Simulação de técnicas diagnósticas laboratoriais como estratégia para a melhoria do processo ensino-aprendizagem em parasitologia para graduação em Ciências Biológicas

 

Lorena Luryann Cartaxo da Silva; Marina Jales Dantas Diniz; Naftali Duarte Bonfim; Gustavo Leal Coutinho; Leiliane Teixeira Bento Fernandes; Jucelio Pereira de Moura Filho; Larissa Mayara Aristóteles de Albuquerque; Jose Guilherme Ferreira Marques Galvão; Caliandra Maria Bezerra Luna Lima; Vânia Maranhão Pereira Diniz Alencar; Cristine Hirsch Monteiro; Marília Gabriela dos Santos Cavalcanti.

28

DESCRIÇÃO HISTOPATOLÓGICA DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO ATRAVÉS DE LÂMINAS DIDÁTICAS COMPARANDO O NORMAL COM O PATOLÓGICO.

Adriano Francisco Alves; Mário Márcio Vasconcelos Batista Filho; Natália Silva Cavalcanti; Álvaro Luiz Vieira Lubambo de Britto; Jana Luiza, Toscano Mendes de Oliveira; Maria Vilma Matos Jurema de Medeiros; Cláudia Roberta Leite Vieira de Figueiredo; Ivan Rodrigues de Carvalho Filho; Davi Antas de Silva.

Departamento de Fisiologia e Patologia / Centro de Ciências da Saúde / MONITORIA

29

DE ALUNO A MONITOR: EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA I

Renata Maia de Medeiros; Maria Clemilde Mouta de Souza.
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Saúde Pública e Psiquiátrica
PROGRAMA DE MONITORIA

30

RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR ALUNO NO BLOCO CIRÚRGICO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
Marine Deisy G. da Silva; Ana Paula M. A. de Souza; Francileide de A. Rodrigues.
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
 DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CLÍNICA

31

PAPEL DO MONITOR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS NA REALIZAÇÃO DE CURATIVOS

 

Mayara Muniz Dias Rodrigues; Cizone Maria Carneiro Acioly; Francileide de Araújo Rodrigues.

32

O MONITOR E O ALUNO: UMA PARCERIA EFICAZ NO APRENDIZADO SOBRE PLANEJAMENTO EM SAÚDE NA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA.

José Fagny Fernandes de Oliveira; Anna Luiza Castro Gomes.
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria - DESPP
MONITORIA

33

RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ALUNA MONITORA DA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA II

Rebeca Silva Bezerra; Emanuella Kelle Veras de Lima; Ana Suerda Leonor Gomes Leal.
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria
PROGRAMA DE MONITORIA

34

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATIVIDADE DE MONITORIA NA DISCIPLINA EM SAÚDE MENTAL I: VIVENCIANDO A PRÁXIS EM SAÚDE MENTAL

Edriene Ferreira da Silva; Anna Luiza Castro Gomes.

Centro de Ciências da Saúde/CCS - Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria/DESPP

35

A CONTRIBUIÇÃO DO MONITOR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES TEÓRICO PRATICA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CRÍTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Carla Braz Evangelista; Francileide de Araújo Rodrigues; Ana Paula de Oliveira Coutinho; Josilene de Melo Buriti Vasconcelos.

Centro de Ciências da Saúde – CCS. Departamento de Enfermagem Clínica – DENC Monitoria

36

A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cleane Rosa da Silva; Maria Emilia Limeira Lopes; Francileid​e de Araújo Rodrigues. 
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem Clínica
MONITORIA

37

A VIVÊNCIA DO ACADÊMICO NA MONITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Karla de Lima Oliveira; Stella Costa Valdevino ;Maria Bernadete de Sousa Costa; Jose da Paz Oliveira Alvarenga ; Francileide de Araújo Rodrigues.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem Clínica
MONITORIA

38

A MONITORIA NA VISÃO DO DISCENTE COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Karla de Lima Oliveira; Ana Cristina de Oliveira Silva; Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal; Francileide de Araújo Rodrigues.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem Clínica

39

VIVÊNCIA COMO MONITORA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE I

Ericka Silva Holmes; Stella Costa Valdevino; Maria Bernadete de Sousa Costa; José da Paz Oliveira Alvarenga; Francileide de Araújo Rodrigues.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem Clínica
MONITORIA

40

Relato de Experiência: Formando Educadores e Agentes de Promoção da Saúde no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPB

Cassiane Guimarães de Oliveira; Vanessa Lee Ferreira Cavalcante; Marcelle de Oliveira Martins.
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Educação Física
Programa de MONITORIA 2011.2/2012.1

41

PAPEL DO MONITOR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS NA DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA

Vanessa Costa de Melo; Leila de Cassia Tavares da Fonseca; Iolanda Beserra da Costa Santos; Ana Paula Marques Andrade de Souza; Francileide Araújo Rodrigues.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem Clínica
MONITORIA

42

RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR ALUNO DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE II

Laura Cristhiane Mendonça Rezende; Maria Bernadete de Sousa Costa; Sérgio Ribeiro dos Santo; Francileide de Araújo Rodrigues.

Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem Clínica
MONITORIA

43

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE NA ATENÇÃO A SAÚDE DO ADULTO E DO IDO II NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE UM MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ijaly Patrícia Pinheiro Cabral; Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal; Francileide de Araujo Rodrigues.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem Clínica
MONITORIA

44

RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR ALUNO DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM I
Ellen Suylan Gama Silva; Adriana Marques pereira de Melo Alves; Francileide de Araújo Rodrigues.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem Clínica
MONITORIA

45

A importância da monitoria no processo ensino-aprendizagem da disciplina Estomatologia II

Rayane Kadja Rodrigues Ferreira; Maria da Glória Soares de Carvalho; Maria Sueli Marques Soares; Lino João da Costa; Paulo Rogério Ferreti Bonan; Olívio de Medeiros Batista; Neusa Maria Carvalho de Melo.

Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Clínica e Odontologia Social/ Programa de Monitoria

46

IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA CIRURGIA PARA O APROVEITAMENTO DOS DENTES INCLUSOS

FERNANDES, Alan de Queiroz; SUASSUNA Thalles Moreira; BARBOSA, Danilo B. M; FALCÃO, Paulo G. C. B; RODRIGUES, Fabiano G; RODRIGUES, Tânia L. C.

47

IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AÇÃO DA DENTÍSTICA CLÍNICA I NO PROGRAMA DE MONITORIA

BEZERRA, Louise Morais Dornelas Bezerra; BERNARDINO, João Antônio Figueiredo; MOTA, Luciane de Queiroz; TARGINO, Andrea Gadelha Ribeiro;
LIMA, Maria Germana Galvão Correia.
Centro de Ciências da Saúde - CCS , Departamento de Clínica e Odontologia Social - DCOS, Programa de Monitoria

48

AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NA DENTÍSTICA CLÍNICA II VINCULADA AO POSICIONAMENTO CRÍTICO DA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS

Amanda de Oliveira Leal; Maíra Catherine de Negreiros Leitão; Júlia Vieira de Sá;
Rosenês Lima dos Santos; Germana Coeli de Farias Sales; Maria Germana Galvão Correia Lima.
Centro de Ciências da Saúde / Departamento de Clínica e Odontologia Social/ Programa de Monitoria

49

ReALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÃO COM O TEMA: CORANTES
Sonálle Carolina Albuquerque de Andrade; Ana Paula Moraes Ventura; Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves.
Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Nutrição – DN – MONITORIA

50

Per capita de Alimentos: instrumento facilitador no planejamento de cardápios
Joanna D’arc Gomes Rodrigues da Silva; Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves.
Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição/UFPB/ MONITORIA

51

 

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE ÍNDICE E CARGA GLICEMICA DOS ALIMENTOS

Deborah Camila Ismael de Oliveira Costa; Joquebede Barbosa Massa; Fernanda Cristina de Lima Pinto Tavares.
Centro de Ciências da Saúde – CCS / Departamento de Nutrição – DN - MONITORIA

52

ELABORAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO MANUAL DE ANÁLISE DE ALIMENTOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA MÉTODOS DE ANÁLISE DE ALIMENTOS

Aline Maria de Albuquerque Martins; Helena Taina Diniz Silva; Juliana Gondim de Albuquerque; Jailane de Souza Aquino; Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves.
Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Nutrição – DN – MONITORIA

53

ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DE AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Barbara Costa PAULINO; Renata Duarte MOREIRA; Laine de Carvalho Guerra Pessoa MAMEDE; Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves.
Centro de Ciências da Saúde / Departamento de Nutrição / MONITORIA

54

A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR, MONITOR E ALUNO COMO RECURSO PARA A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Priscila Dinah Lima Oliveira; Edjeyse de Oliveira Cunha; Maria Lúcia da Conceição; Maria da Conceição Gonçalves.

55

DIFERENCIAÇÃO HISTOLÓGICA ENTRE OS TIPOS DE TECIDO CARTILAGINOSO

Gabriela Albuquerque Batista de Araújo; Ana Maria Barros Chaves; Tatiana Faria Macêdo Bezerra.
Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Morfologia; Projeto de Monitoria

56

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE VARIAÇÕES ANATÔMICAS NA ARTÉRIA CEREBRAL POSTERIOR

Aderaldo Costa Alves Júnior; Ana Karine Farias da Trindade; Eliane Marques Duarte de Sousa.
Departamento de Morfologia
Programa de Monitoria

57

Construção de um atlas virtual da disciplina de Histologia e Embriologia Odontológica

Bruno Augusto Linhares Almeida Mariz; Ana Maria Barros Chaves Pereira; Andressa Feitosa de Oliveira; Frederico Barbosa de Sousa;Tatiana Faria Macedo Bezerra.

58

ELABORAÇÃO DE UM PÔSTER DIDÁTICO PARA DIFERENCIAÇÃO MORFOLÓGICA ENTRE TIPOS CELULARES DO TECIDO CONJUNTIVO

Diego Almeida de Souza; Ana Maria Barros Chaves.
Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Morfologia; Projeto de Monitoria

59

ALONGAMENTO DOS MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES
James Felipe Tomaz de Morais; Ana Karine Farias da Trindade; Eliane Marques Duarte de Sousa.

60

PRODUÇÃO DE UMA FIGURA AMPLIADA DE UMA GLÂNDULA SALIVAR SUBMANDIBULAR COLABORANDO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Luanna Batista Costa; Eliane Marques Duarte Sousa; Ana Maria Barros Chaves Pereira.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Morfologia/ MONITORIA

61

REALIZAÇÃO DE DISSECAÇÃO POR MONITORES DE ANATOMIA HUMANA
Wilson José de Miranda Lima; Patrícia Almeida Pessoa; Amira Rose Costa Medeiros.
Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Morfologia; Programa de Monitoria

62

DISSECAÇÃO DE UMA PEÇA DE DORSO POR MONITOR DE ANATOMIA HUMANA

Patrícia Almeida Pessoa Pereira; Amira Rose Costa Medeiros.

Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Morfologia
Programa de Monitoria com o nome Monitoria :Integração e Incentivo à Formação de Docentes e Pesquisadores.

63

Sala de Espera como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem: Um relato de experiência da monitoria

Mariana Pinto Araújo; Maria de Lourdes de F. Pontes.

64

Uma ferramenta online para facilitar a relação ensino-aprendizagem na área de fármacos e medicamentos

Maria da Conceição Correia Silva; Joedna Cavalcante Pereira; Isac Almeida de Medeiros3; Bagnólia Araújo da Silva; Pablo Queiroz Lopes.

Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Ciências Farmacêuticas – Monitoria Farmacodinâmica

65

PRODUÇÃO DE MACROMODELOS PARA A HISTOLOGIA I: COLABORANDO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
Luanna Batista Costa; Eliane Marques Duarte Sousa; Ana Maria Barros Chaves Pereira.
Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Morfologia/ MONITORIA

66

Implementação de uma nova aula prática na disciplina de Farmacognosia: Extração de Quinonas a partir das serragens do Ipê-roxo.
Ramon Guerra de Oliveira; Pablo Queiroz Lopes; Maria de Fátima Vanderlei de Souza.

Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Ciências Farmacêuticas/ MONITORIA

67

PROPOSTA DE JOGO INTERATIVO PARA MEHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA

Rossana Barreto Barros; Prof. Pablo Queiroz Lopes.
Centro de Ciências da Saúde / Departamento de Ciências Farmacêuticas / MONITORIA

68

MODELO DIDÁTICO EM OSTEOLOGIA COMO FACILITADOR NA IDENTIFICAÇÃO DE ACIDENTES ANATÔMICOS EM OSSOS DO MEMBRO INFERIOR

Aratã Oliveira Cortez Costa; Amira Costa Medeiros.

69

Monitoria: Ferramenta relevante na preparação de material didático
Brenda Guedes Ferreira; Eliane Marques Duarte de Sousa; Luciana Barbosa Sousa de Lucena; Eliane Marques Duarte de Sousa.
Centro de Ciências da Saúde- CCS; Departamento de morfologia- DM; Monitoria

70

APLICAÇÃO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA na ODONTOLOGIA
Carla Ramos de Oliveira; Marina Tavares Costa Nóbrega; Ricardo Villar Beltrão; Maria Luiza Pontual.
Centro de Ciências da Saúde / Departamento de Clínica e Odontologia Social/ Programa de Monitoria

71

VIVÊNCIAS DA MONITORIA DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA
SANTOS, Elis Janaina Lira; FERNANDES, Larissa Chaves Cardoso; FREITAS,Cláudia Helena Soares de Morais; MOREIRA, Thiago Pelúcio.
Centro de Ciências da Saúde - CCS , Departamento de Clínica e Odontologia Social - DCOS, Programa de Monitoria

72

Simulação de técnicas diagnósticas laboratoriais como estratégia para a melhoria do processo ensino-aprendizagem em parasitologia para graduação em Ciências Biológicas

 

Lorena Luryann Cartaxo da Silva; Marina Jales Dantas Diniz; Naftali Duarte Bonfim; Gustavo Leal Coutinho; Leiliane Teixeira Bento Fernandes; Jucelio Pereira de Moura Filho; Larissa Mayara Aristóteles de Albuquerque; Jose Guilherme Ferreira Marques Galvão; Caliandra Maria Bezerra Luna Lima; Vânia Maranhão Pereira Diniz Alencar; Cristine Hirsch Monteiro; Marília Gabriela dos Santos Cavalcant.

73

Desenvolvendo a Prática da Monitoria numa Unidade de Saúde da Família: Um relato de experiência

Thayana Jovino Oliveira; Ana Suerda Leonor Gomes Leal.
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria
PROGRAMA DE MONITORIA

74

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM À CRIANÇA/ADOLESCENTE HOSPITALIZADOS: VIVÊNCIAS DA MONITORIA

Eliane Cristina da Silva; Kenya Lima Silva; Neusa Collet; Simone Elisabeth Duarte Coutinho; Elenice Maria Vaz Cecchetti.
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiátrica – DESPP
PROGRAMA DE MONITORIA

75

ASPECTOS MORFOLÓGICOS DO TECIDO ÓSSEO À MICROSCOPIA ÓPTICA
Renan Figueiredo de Freitas; Tatiana Faria Macedo Bezerra; Ana Maria Barros Chaves Pereira.
Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Morfologia, Monitoria de Histologia

76

Vivências em Realidades Distintas: da teoria à prática

Leidyanny Barbosa de Medeiros; Amanda Narciso Machado; Simone Elizabeth Duarte Coutinho;
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria (DESPP)
MONITORIA

CCSA


1

A PERSPECTIVA DOS ALUNOS QUANTO A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO CONTÁBIL I PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

INAJÁ ALLANE SANTOS GARCIA; VALDINEIDE DOS SANTOS ARAUJO; AZAMOR CIRNE DE AZEVEDO FILHO.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – CCSA
DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE- DFC
PROGRAMA DE MONITORIA

2

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS DISCENTES COM RELAÇÃO AO PROJETO DE MONITORIA E RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITOR – ALUNOS Projeto 2011-2 / 2012-1

William Velloso Júnior; Azamor Cirne de Azevedo Filho; Prof° Azamor Cirne de Azevedo Filho.

3

DIFICULDADES DOS DISCENTES DA DISCIPLINA CONTABILIDADE II NA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
Correia, Thamirys de Sousa; Morais Júnior, Valdério Freire de; Azevedo Filho,
Azamor Cirne de.
toria ³
Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA;
Departamento de Finanças e Contabilidade – DFC; MONITORIA.

4

IMPACTO DA MUDANÇA DA BIBLIOGRAFIA NO DESEMPENHO DOS DISCENTES – O CASO DA DISCIPLINA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO PERÍODO 2011.2

Carlos André Marinho Vieira; Azamor Cirne de Azevedo Filho.
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Finanças e Contabilidade

5

Monitoria da disciplina Economia Política II: Circulação e reprodução do capital
 
Walclênia de França Braga; Rejane Gomes Carvalho.
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

6

A MONITORIA NA ASSISTÊNCIA E DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NA UFPB (CAMPUS I)

Sérgio Estrela Júnior; Ms.Marcelo Pinheiro de Lucena; Dr.Azamor Cirne de Azevedo Filho.
Centro de Ciências Sociais Aplicadas- CCSA / Departamento de Finanças e Contabilidade -DFC/MONITORIA

7

MONITORIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: AS PERCEPÇÕES DOS MONITORES FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS ACADÊMICAS

Itamária Sousa Mangueira; Wenner Glaucio Lopes Lucena; Azamor Cirne de Azevedo Filho.

Área de estudo: Programa de Monitoria do Curso de Ciências Contábeis.

8

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS: ANÁLISE DE CASO DO RENDIMENTO DO APRENDIZADO EM TURMAS DE CONTABILIDADE I DA UFPB NO PERÍODO LETIVO DE 2011.2
Gênesis Miguel Pereira; Sheila Sayuri Kataoka; Azamor Cirne de Azevedo Filho.

CCSA- DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE

CE


1

IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ana Patrícia Ramos de Andrade; Francisca Barreto da Silva; Luciana Ipolito Alves; Fabíola Barrocas Tavares; Maria Elizete Guimarães Carvalho.

2

A MONITORIA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA APLICADA

Sauana Alves Leite de Alencar; Íttalo Ornilo de Lima; Maria de Fátima Camarotti.

Departamento de Metodologia da Educação – DME - MONITORIA

3

APRENDIZADO MONITORIAL NA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Priscylla do Nascimento Silva; Auristela Rodrigues dos Santos; Ana Danielly Leite Batista; Maria Elizete Guimarães Carvalho.

 

4

DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL E APRENDIZAGEM: A PRÁTICA DA MONITORIA

CABRAL, Samara Pereira; FONSÊCA, Patrícia Nunes.
Centro de Educação - CE; Departamento de Psicopedagogia – DPp; MONITORIA

5

FORMAR EDUCADORES PELA HISTORICIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MONITORIAL

Lisane de Azevedo de Lima; Priscila Mikaelle Costa de Araújo; Elizabeth Regina Silva Ferreira; Rose Mary de Souza Araújo; Maria Elizete Guimarães Carvalho.

CT


1

A história da arquitetura contada a partir da riqueza de imagens desde a Grécia antiga até o Barroco

FARIAS, Gianna Guedes Pereira Monteiro.
Centro de Tecnologia / UFPB. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Graduação.

2

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E O TRABALHO DE MONITORIA: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE O CONHECER E O COMPARTILHAR SABERES

José Nikácio Júnior Lopes Vieira; Maria do Amparo Caetano de Figueiredo.

3

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA REALIZAÇÃOS DAS AULAS PRÁTICAS E APREDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS 1

Raisa Lira dos Santos; Heinz Johann Holschuh; Geraldo Dantas Silvestre Filho.
Centro de Tecnologia – CT; Departamento de Engenharia de Alimentos – DEA – MONITORIA

4

A PESQUISA OPERACIONAL COMO FERRAMENTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ESCOPO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Luciano Fernandes Acioli Cabral e Silva; Anand Subramania; Alessandra Berenguer;
Jailson Ribeiro de Oliveir.
Centro de Tecnologia - CT, Departamento de Engenharia de Produção - DEP
Monitoria

5

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DISCENTE

Francisca Jocineide da Costa e Silva; Maria do Amparo Caetano de Figueiredo.

6

Do popular ao Erudito – Experiências na prática pedagógica do Atelier

SOUSA, Diego Aristófanes Dias de.
Centro de Tecnologia da UFPB. Departamento de Arquitetura. Programa de Gradução.

7

Espaço Projetado – Experiência Acadêmica no Âmbito Projetual

OLIVEIRA, Tamires Lopes de.
Centro de Tecnologia da UFPB. Departamento de Arquitetura. Programa de Graduação.

8

Experiências em pesquisa e extensão sobre exposição à sílica no apoio ao ensino da Saúde e Segurança no Trabalho

Aldson Fernandes Nascimento; Maria do Socorro Márcia Lopes Souto.
Centro de Tecnologia/Departamento de Engenharia de Produção/Monitoria

9

IMPORTÂNCIA DA MONITORIA APLICADA À DISCIPLINA DE MATÉRIAS-PRIMAS AGROPECUÁRIAS DE ORIGEM ANIMAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS

Nayara Gabriela Gonçalves de Souza; Ricardo Targino Moreira; Geraldo Dantas Silvestre Filho.
Centro de Tecnologia – CT; Departamento de Engenharia de Alimentos – DEA –MONITORIA

10

IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A DISCIPLINA DE MATÉRIAS-PRIMAS AGROPECUÁRIAS DE ORIGEM VEGETAL

Josevan da Silva Heinz; Johann Holschuh; Geraldo Dantas Silvestre Filho.
Centro de Tecnologia – Departamento de Engenharia de Alimentos – DEA

11

Importância do monitor como ferramenta de ensino na disciplina de Química de Alimentos II do curso de graduação em Engenharia de Alimentos

Gilmardes do Nascimento Marques; Profª. Drª. Marciane Magnani; Prof. Dr. Geraldo Dantas Silvestre Filho
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Alimentos

12

IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA EXECUÇÃO DO NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

Vilma Barbosa da Silva Araújo; Vania Maria Barboza da Silva; Heinz Johann Holschuh; Geraldo Dantas Silvestre Filho.

13

IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NA APREDIZAGEM DURANTE A REALIZAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS I
Jacinta Lutécia Vitorino da Silva; Drª Janeeyre Ferreira Maciel.
Departamento de Engenharia de Alimentos (DEA) - Centro de Tecnologia – Monitoria

14

Projeto Integrado de Monitoria do Curso de Engenharia de Materiais Disciplina 4 – Materiais Cerâmicos 2011.2 e 2012.1

Luan Caetano Xavier Rodrigues; Liszandra Fernandes A. Campos; Romualdo Rodrigues Menezes.
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Materiais
Programa de Monitoria 2011.2 e 2012.1

15

Projeto Integrado de Monitoria do Curso de Engenharia de Materiais Disciplina 3 - Desenho Técnico para Engenharia de Materiais 2011.2/2012.1

Meyson Cassio do Nascimento;Tibério Andrade Passos; Romualdo Rodrigues Menezes.
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Materiais
Programa de Monitoria 2011.2/2012.1

16

Projeto Integrado de Monitoria do Curso de Engenharia de Materiais Disciplina 2 - Introdução a Ciência dos Materiais 2011.2/2012.1
Raquel Braga Dias; Romualdo Rodrigues Menezes; Amélia Severino Ferreira e Santos.
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Materiais
Programa de Monitoria 2011.2/2012.1

17

Projeto Integrado de Monitoria do Curso de Engenharia de Materiais Disciplina 1 - Metodologia do Trabalho Científico 2011.2/2012.1
Klivia Pricillia de Vasconcelos Melo; Sandro Marden Torres; Romualdo Rodrigues Menezes.
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Materiais
Programa de Monitoria 2011.2/2012.1

18

UTILIZAÇÃO DOS COMANDOS HELIX E SWEEP PARA MODELAGEM DE PORCAS E PARAFUSOS NO AUTOCAD

Lucas Lamarque de Morais Lucena; Koje Daniel Vasconcelos Mishina; Naor Morais Melo;
Centro de Tecnologia – CT; Departamento de Engenharia Mecânica – DEM – MONITORIA

CTDR


1

A AÇÃO DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADO NOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES NOS PERIODOS 2011.2 E 2012.1
Ingrid da Silva Marinho; José Renato da Silva Abreu; Sérvulo Mário de Paiva Lacerda¹; Flávio Perazzo Barbosa Mota; Maria Daniella O. P. Silva.
Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional – CTDR; Departamento de Tecnologia e Gestão – DTG - Monitoria.

2

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DO
ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Maricélia Ferreira da Silva; Sabrina de Melo Cabral e Fernando José Vieira Torres; Nayana Ruth Mangueira de Figueiredo.
Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional – CTDR; Departamento de Tecnologia e Gestão – DTG - Monitoria

3

OS DESAFIOS DA MONITORIA DE INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER

Rayza de Lima Torres; Éfrem de Aguiar Maranhão Filho; Roberto Mendoza.
Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional – CTDR; Departamento de Tecnologia e Gestão – DTG - Monitoria.